15 abril, 2011

Apresentação do Catecismo para os Jovens – YOUCAT

Igreja S. João de Deus – Lisboa 13 de Abril

- Congratulo-me com a publicação e apresentação do Catecismo para os jovens que acaba de ser feita.
- Este catecismo criado e pensado «de e para» os jovens é um excelente subsídio para os ajudar a aprofundar a fé da Igreja e a construir uma identidade cristã forte e consistente, capaz de os habilitar a dar a todos, mas particularmente aos outros jovens as razões da sua esperança.
- A Igreja, todos nós, desejamos que este catecismo tenha um bom acolhimento, particularmente entre os jovens que, contrariamente àquilo que muitas vezes se pensa e se diz, se interrogam sobre uma procura autêntica de sentido para a vida e sobre a fé e buscam algo de essencial e consistente sobre o qual construir a própria existência.
- Como diz o Santo Padre na carta de apresentação, «os jovens desejam crer, procuram Deus, amam Cristo e querem um caminho de comunhão». O catecismo é uma resposta a este desejo e apresenta este caminho inserido no rio da Tradição viva da Igreja. O Santo Padre deseja que os jovens se deixem fascinar por este livro, que o leiam, o estudem, o estimem como um excelente guia no caminho da fé.
- Este catecismo testemunha a solicitude pastoral da Igreja em relação aos jovens. Quer o Servo de Deus João Paulo II, quer o Santo Padre Bento XVI, manifestam uma grande confiança e uma grande esperança nos jovens, e pensaram neste catecismo como um meio para os ajudar a aproximar-se de Jesus Cristo e da Tradição viva da Igreja, apresentando-lhes o essencial da fé cristã em linguagem acessível, que eles pudessem compreender, viver e testemunhar.
- Como afirmou o Senhor Cardeal Patriarca, «a linguagem do Catecismo da Igreja Católica é difícil e os jovens têm uma cultura própria». Este catecismo põe-nos em contacto com a Igreja, convidando-os a escutá-la, em linguagem que eles percebam, porque «não podem querer ser cristãos a sério sem escutarem a Igreja».
- Este catecismo coloca os jovens perante o essencial da fé, e as suas exigências. O Santo Padre diz que este catecismo não fala ao vosso gosto dos jovens, nem vai ao facilitismo, mas exige uma «vida nova», que brota do encontro com Cristo, com a verdade do seu Evangelho, acolhido como «a pérola preciosa» pelo qual «se tem de dar tudo».
- Este catecismo é um válido instrumento para a evangelização do mundo juvenil, mas precisa de ser complementado com a mediação de pessoas crentes e significativas sob o ponto de vista cristão - «Mestres e testemunhas» (EN 41) -, e pela mediação de comunidades cristãs que vivam e manifestem os aspectos fundamentais da fé nele enunciados.
- Este catecismo elaborado a partir do Catecismo da Igreja Católica, (aprovado pelo Servo de Deus João Paulo II 25 de Junho de 1992), numa versão mais simples e abreviada tem como objectivo ajudar os jovens a saber em que crêem; «a conhecer a fé como um especialista em tecnologia domina o sistema funcional do computador»; a compreendê-la «como um bom músico entende a partitura», para se enraizarem mais profundamente na fé e «enfrentarem os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação» e, inclusivamente, para a puderam explicar aos colegas e aos pais.
- Ao apresentar os conteúdos da fé, aquilo em que a Igreja Católica crê, este catecismo é também um precioso contributo para ajudar a superar uma certa debilidade cultural relativamente aos conteúdos da fé, e a clarificar uma certa confusão derivada de uma multiplicidade de propostas religiosas, nem sempre sérias e nem sempre em conformidade com a Revelação divina e a Tradição viva da Igreja.
- Esperamos que, com a «ajuda divina», como diz o Santo Padre - a ajuda do Espírito Santo -, este catecismo leve os nossos jovens a encontrarem respostas para as suas questões e inquietações religiosas, a descobrirem a beleza da fé e a irradiarem o seu perfume no mundo.
- O nosso desejo é de que este catecismo se torne um verdadeiro instrumento de estudo e de formação para tantos jovens e os ajude a viver mais profundamente a sua fé. Embora ele tenha como principais destinatários os jovens, estou certo ele é também um instrumento adequado para adultos, que têm dificuldade de leitura do Catecismo da Igreja Católica e um bom subsídio para os animadores juvenis.
- Curiosamente Alexander, o responsável pela parte gráfica, escolheu a cor amarela - «a cor amarela é a cor da Igreja católica» - para a capa e um Y formado por várias cruzes, associando à cor e ao grafismo da capa uma mensagem, um desafio e um programa para todos os jovens católicos do mundo, que significa: «Mostrai a vossa cor, mostrai aquilo que sois! Não vos escondais! Não tenhais medo de ser crentes! Sede cristãos católicos, senti orgulho em sê-lo!»
Estou certo que os jovens saberão corresponder a esta mensagem, acolhendo e correspondendo aos apelos e às esperanças do Santo Padre ao entregar-lhes nas próximas jornadas mundiais da juventude este catecismo como um dom, como uma belo presente, mostrando assim quando os ama e estima e quanta esperança tem neles.
† Joaquim Mendes
Bispo Auxiliar de Lisboa 
Fonte: http://www.patriarcado-lisboa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário