02 maio, 2011

Realidade dura que é preciso denunciar

LOC/MTC: Cortes nos apoios sociais são «realidade dura que é preciso denunciar»
Na celebração do dia 1 de Maio, os trabalhadores cristãos lamentaram «uma crise que afeta os mais vulneráveis, mulheres, jovens e imigrantes»
Lisboa, 02 mai 2011 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica (LOC/MTC) insurgiu-se este domingo, Dia do Trabalhador, contra a “falta de humanidade” de um sistema económico que combate a crise apostando na redução das ajudas sociais.
“Assistimos a um corte acentuado na atribuição dos apoios sociais, onde muitas vezes a ausência de uma política de fiscalização eficaz conduz a grandes situações de injustiça” realça o Movimento dos Trabalhadores Cristãos, num comunicado enviado à AGÊNCIA ECCLESIA.
Paralelamente ao aumento das taxas de desemprego e de trabalho precário, a quebra na atribuição de ajudas como o abono de família ou o subsídio de desemprego é mesmo classificada como uma “realidade dura e difícil, que é preciso denunciar”.
A LOC/MTC aponta como exemplo mais “flagrante” a quebra na atribuição de bolsas de estudo no ensino superior, por parte do Governo, que “está a fazer com que muitos jovens ponderem abandonar os seus estudos, por não lhes terem sido atribuídas bolsas”.
Lamentando que a crise económica afete “sobretudo os mais vulneráveis nomeadamente as mulheres, os jovens e os emigrantes”, os trabalhadores cristãos pedem uma inversão na lógica que hoje domina o contexto económico e as leis laborais.
“O trabalhador é um ser digno e, como tal, o trabalho não pode ser subordinado às vantagens económicas, sem antes respeitar a dignidade do homem, sujeito do trabalho” conclui a LOC, citando a encíclica “Laborem Exercens”, sobre o Trabalho Humano, que este ano comemora 30 anos de publicação. 
JCP
Fonte: Agência  ECCLESIA

Sem comentários:

Enviar um comentário