28 maio, 2019

Papa: o pecado envelhece, o Espírito torna-nos sempre jovens

 
Papa Francisco durante a missa na Casa de Santa Marta  (Vatican Media)
 
"A tristeza não é um comportamento cristão", disse Francisco na homilia da missa celebrada na Casa de Santa Marta.
 
Adriana Masotti - Cidade do Vaticano
 
O Espírito Santo é o protagonista da passagem do Evangelho proposta na liturgia da missa, desta terça-feira (28/05), celebrada pelo Papa Francisco na Capela da Casa de Santa Marta.

“No discurso de despedida aos discípulos antes de subir ao Céus, Jesus”, disse o Papa na sua homilia, “faz-nos uma verdadeira catequese sobre o Espírito Santo”. Jesus explica-nos quem ele é. Os discípulos ficaram tristes ao ouvir que Jesus os deixará e Jesus repreende-os por isso. Francisco afirmou: “Não, a tristeza não é um comportamento cristão”. Mas como não ficar triste? “Contra a tristeza, na oração, pedimos ao Senhor para que guarde em nós a juventude renovada do espírito”. Aqui, entra em jogo o Espírito Santo porque é Ele que faz com que haja em nós essa juventude que nos renova sempre. 

O coração do cristão é jovem

O Papa citou uma santa que dizia: “Um santo triste é um triste santo”. “Portanto, um cristão triste é um triste cristão e isso não é bom. A tristeza não entra no coração do cristão, porque ele é jovem”, prosseguiu Francisco.

O Espírito Santo é aquele que nos torna capazes de carregar as cruzes. O Pontífice citou o exemplo de Paulo e Silas que na prisão cantavam hinos a Deus, conforme a primeira leitura de hoje, extraída do Livro dos Atos dos Apóstolos.

O Espírito Santo renova todas as coisas. “O Espírito Santo é aquele que nos acompanha na vida, que nos sustenta. É o Paráclito”, frisou o Papa. “Mas que nome estranho”, disse Francisco, recordando que numa missa para crianças, num domingo de Pentecostes, ele perguntou se elas sabiam quem fosse o Espírito Santo. E um menino respondeu-lhe: o paralítico.

Muitas vezes nós pensamos que o Espírito Santo é um paralítico, que não faz nada... Pelo contrário, é Aquele que nos sustenta. Paráclito: a palavra paráclito significa “aquele que está ao meu lado para me apoiar”, para que eu não caia, para que eu vá por diante, para que eu conserve essa juventude do Espírito. O cristão é sempre jovem: sempre. Quando o coração do cristão começa a envelhecer, a sua vocação de cristão começa a diminuir. Ou  és jovem de coração e de alma ou não és cristão. 

Diálogo cotidiano com o Espírito

Francisco prosseguiu, dizendo que na vida haverá dor. Paulo e Silas foram acoitados e sofreram, “mas estavam cheios de alegria, cantavam...”.

Isto é juventude. Uma juventude que faz olhares sempre a esperança. É isso, avante! Mas, para ter essa juventude é necessário um diálogo cotidiano com o Espírito Santo, que está sempre ao nosso lado. É o grande presente que Jesus nos deixou: esse apoio, o que faz a gente seguir em frente. 

O pecado envelhece a alma

Mesmo que sejamos pecadores, o Espírito ajuda a arrepender-mo-nos e faz-nos olhar para a frente. “Fale com o Espírito”, disse o Papa. “Ele apoiarter-á e te dará novamente a juventude”. O pecado, por outro lado, envelhece: “Envelhece a alma, envelhece tudo”. Francisco sublinhou ainda: “Jamais esta tristeza pagã”. Na vida há momentos difíceis, mas nesses momentos “sentimos que o Espírito nos ajuda a ir em frente (...) e a superar as dificuldades. Até mesmo o martírio”. E o Papa concluiu:

Peçamos ao Senhor para não perdermos esta juventude renovada, para não sermos cristãos aposentados que perderam a alegria e deixam-se conduzir... O cristão nunca se aposenta, o cristão vive, vive porque é jovem, quando é cristão verdadeiro.


VN

Sem comentários:

Enviar um comentário