09 maio, 2019

Papa doa 100 mil euros à Cáritas Hellas para ajudar os migrantes

 
 
A missão do cardeal Krajewski na Ilha de Lesbos levou a concreta solidariedade do Papa Francisco ao fazer uma doação à Cáritas Hellas presente na Ilha e a outras entidades que ajudam os migrantes e refugiados
 
Giada Aquilino - Lesbos

“Não me recordo” é a resposta dada pela menina Sheeka, de 13 anos, refugiada vinda do Afeganistão, quando lhe perguntam de onde vinha. Encontramos a menina na Ilha de Lesbos, no centro recreativo Team Humanity, na localidade principal da ilha grega. Aqui as crianças brincam, distraem-se com cinema e cursos de yoga: o centro conta com a presença de 500 a 800 crianças, tudo graças a doações privadas, “não de fundos da União Europeia ou governamentais” faz questão de explicar o responsável Salam Aldeen, filho de uma dinamarquesa e de um iraquiano.

Na quarta-feira (08/05) o centro foi visitado pelo cardeal Konrad Krajewski, o Esmoleiro Apostólico que veio à Ilha para trazer a solidariedade do Papa, acompanhado por Dom Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da presidente da Comissão Episcopal Europeia (COMECE) e por Dom Rossolatos arcebispo de Atenas.
 

Gesto de ternura do Papa

O cardeal trouxe às crianças do Centro Team Humanity um gesto de ternura particular do Papa, uma contribuição para a construção de uma área de lazer ao ar livre. Mas não foi o único gesto de Francisco aos migrantes da Ilha grega, a grande maioria afegãos, mas também muitos iraquianos, iranianos, sírios e norte-africanos.

O cardeal Krajewski trouxe uma doação de 100 mil euros como contribuição do Santo Padre à preciosa obra da Cáritas Hellas a favor dos que pedem asilo e refugiados. O dinheiro foi entregue a Maria Alverti, diretora da obra caritativa da Igreja local que participa na missão.

A prioridade: salvar as pessoas

“Salvar as pessoas” que já se encontram nos campos, reiterou o cardeal Krajewski, continua a ser prioridade: trata-se de pessoas que “esperam o futuro, marcado pela esperança” acrescentou.

A Europa abra as suas portas

Diante da deterioração das condições de vida destes migrantes e de tanto “sofrimento”, “o Santo Padre – explicou o Esmoleiro Apostólico – mandou uma ajuda para a Cáritas Hellas que trabalha nesta zona: os 100 mil euros serão para as primeiras necessidades, mas Francisco quer ser para esta gente, sobretudo uma ponte para uma vida melhor, a ‘terra prometida’. Aqui vemos muitas crianças, muitas mulheres grávidas, que há meses esperam que a Europa abra as suas portas, porque neste local não há nenhuma esperança para eles.

O Papa – concluiu recordando a visita de Francisco à Ilha de Lesbos em 2016 – foi-se embora há três anos, mas permaneceu na Ilha, nunca saiu destes campos de refugidos”.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário