11 maio, 2019

Papa: "Desporto é agregação, amadurecimento e fraternidade"


 Papa recebeu 400 pessoas na Sala Clementina  (Vatican Media)

Recebendo 400 sócios do Centro Desportivo Italiano, Francico também resaltou a importância das regras, da disciplina e do respeito na atividade desportiva: "O desporte melhora as pessoas", afirmou.  

Cidade do Vaticano 

Cinco anos após o primeiro encontro, o Papa recebeu novamente no Vaticano os integrantes do Centro Desportivo Italiano, que está a celebrar 75 anos de fundação. A Associação conta mais de um milhão e duzentos mil membros e clubes e associações desportivas, além de grupos paroquiais e oratórios associados em toda a Itália. 

Variedade de propostas e criatividade

O Centro organiza concursos e atividades dirigidos especialmente aos jovens, mas abertos a todas as faixas etárias, abrangendo mais de 100 disciplinas. Através do compromisso de animação, a entidade oferece aos jovens um estilo de vida saudável e positivo, baseado na visão cristã da pessoa e da sociedade. 

Desporto: uma grande escola

No seu discurso ao grupo, o Papa começou por ressaltar a importância das regras na atividade desportiva. “Ao enfrentar uma competição, aprende-se que as regras são essenciais para viver juntos; que a felicidade não se encontra na rebeldia, mas em perseguir fielmente os seus objetivos; e também se aprende que já não nos sentimos livres quando não temos limites, mas quando, com os nossos próprios limites, damos o melhor de nós”. 

Agregação, amadurecimento e fraternidade

Para Francisco: o desporto pode ser a ferramenta para resolver tantos problemas e alcançar uma transformação profunda na nossa sociedade, por ser um instrumento de promoção da hospitalidade, da saúde, do emprego, da igualdade de oportunidades, da proteção do meio ambiente, da tutela das crianças e dos adolescentes, da coesão e da integração social.
“ O desporto melhora as pessoas e pode promover uma cultura de diálogo e de encontros respeitosos ”
O Papa chamou a atenção para o facto de que competições desportivas são sempre chamadas de "encontro", e nunca de "confronto", porque no final, embora seja melhor ganhar, de uma certa forma ambos vencem. “Este é o mundo com que sonhamos, e que queremos construir com determinação, com base numa competição saudável, que vê sempre no adversário um amigo e um irmão”. 

Ser missionários e estender uma mão amiga

A visão cristã da vida que o desporte nos propõe é aprender a olhar para os outros e para as coisas com os próprios olhos de Jesus: ver como ele viu Jesus significa ouvir as suas palavras para compreender os seus sentimentos e tentar imitar os seus gestos. “Do Evangelho vem um mundo mais belo e justo, no qual a diversidade dos outros não é motivo de divisão, mas de crescimento e de ajuda mútua”.
VN

Sem comentários:

Enviar um comentário