17 fevereiro, 2019

Proteção de menores: Papa convida a rezar pelo encontro no Vaticano



Depois da Oração Mariana do Angelus, diante de milhares de peregrinos na Praça São Pedro, o Papa Francisco pediu orações pelo encontro sobre a proteção dos menores na Igreja que será realizado no Vaticano a partir de quinta-feira (21): “um ato de forte responsabilidade pastoral diante a um desafio urgente do nosso tempo”, afirmou o Pontífice. 

Massimiliano Menichetti, Andressa Collet – Cidade do Vaticano 

O Papa Francisco quis expressamente o encontro sobre “a proteção dos menores na Igreja” que começa na quinta-feira (21) na Aula Nova do Sínodo, no Vaticano. Até ao próximo domingo (24) onde estarão reunidas todas as Conferências Episcopais do mundo, para além de vítimas que sofreram abusos.

O Pe. Hans Zollner, referente do comité organizador, já reiterou que entre os objetivos da conferência está a “construir a confiança” e “motivar a tomada de consciência de que a tutela das crianças e dos jovens é uma tarefa comum”. Um caminho sinodal iniciado em novembro com a instituição do comité organizador e a fase de consulta.

Novas ações concretas

O encontro projeta novas ações concretas para serem empreendidas e decisões para serem assumidas na justiça e na verdade. O Papa, no seu recente discurso ao Corpo Diplomático junto à Santa Sé, voltou a enaltecer com força que “os abusos contra os menores – constituem um dos crimes  mais vis e nefastos possíveis. Eles destroem inevitavelmente  o melhor daquilo que a vida humana reserva a um inocente, causando danos irreparáveis para o resto da existência”. 

Um percurso claro para a Igreja

O encontro será um momento importante para o desenvolvimento de um claro percurso para a Igreja em todo o mundo. Verdade, justiça e uma maior transparência são alguns dos principais pilares da assembleia, como evidenciou várias vezes o Card. Seán O’Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

A conferência “é principalmente dirigida aos bispos” que “têm uma grande responsabilidade” sobre a questão, mas, ao mesmo tempo, homens e mulheres leigos, “especializados na área dos abusos, darão a sua contribuição e poderão ajudar a compreender aquilo que se deve fazer para garantir transparência e responsabilidade”.

Em cada dia, um tema

O programa dos trabalhos prevê que cada dia será direcionado para um tema, como explicou Pe. Zollner: responsabilização, prestação de contas e transparência. Cada dia prevê três relações que abordam o tema do dia do ponto de vista 1) de cada bispo, das suas tarefas e das suas atitudes pessoais; 2) da comunidade dos bispos e da sua solidariedade; 3) de toda a comunidade eclesial enquanto povo de Deus. O Santo Padre, que estará presente nos três dias, deverá sintetizar, no final do encontro, o que foi dito e elaborado. 

Conferência de imprensa, na segunda-feira

Nesta segunda-feira (18) haverá uma conferência de apresentação do encontro, na Sala de Imprensa da Santa Sé. Farão uso da palavra, além de Pe. Zollner, presidente do Centro para a Proteção dos Menores da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores; o Card. Blase J. Cupich, arcebispo de Chicago e membro do comité organizativo do encontro; e Dom Charles J. Scicluna, arcebispo de Malta e secretário-adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé e também membro do comité. A conferência será moderada pelo Pe. Federico Lombardi, presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário