10 fevereiro, 2019

Papa ao World Government Summit: não há desenvolvimento sem solidariedade

 
 
“Faço votos para que a questão por trás das reflexões não seja tanto, quais são as melhores oportunidades a serem exploradas, mas que tipo de mundo queremos construir juntos? É uma questão que nos leva a trabalhar pensando nos povos e nas pessoas mais do que nos interesses económicos e no capital”.
 
Cidade do Vaticano

Eis a mensagem do Santo Padre na íntegra:

Caros amigos, Al Salamù Alaikum / Paz esteja com você!

Desejo saudá-los e desejar-lhes um bom trabalho. Trago no meu coração a visita que acabei de realizar aos Emirados Árabes Unidos e o caloroso acolhimento que recebi. Encontrei um país moderno, que olha para o futuro, sem esquecer as suas raízes. Um país onde se busca transformar em factos e iniciativas concretas as palavras, tolerância, fraternidade, respeito recíproco, liberdade. Eu vi que mesmo no deserto as flores brotam e crescem. E voltei para casa com a esperança de que tantos desertos no mundo possam florescer. Acredito que isto seja possível, mas somente se crescermos juntos, lado a lado, com abertura e respeito, disponíveis para assumir os problemas de todos, que são os problemas de cada um na aldeia global.

Penso em vós e no vosso compromisso nestes dias, nos quais tratam questões fundamentais, entre as quais os desafios da política, o desenvolvimento da economia, a proteção do meio ambiente, o emprego de tecnologias.

Faço votos para que a questão por trás das reflexões não seja tanto, quais são as melhores oportunidades a serem exploradas, mas antes, que tipo de mundo queremos construir juntos? É uma questão que nos leva a trabalhar pensando nos povos e nas pessoas mais do que nos interesses económicos e no capital; uma questão que não olha para o futuro imediato, mas para o futuro, para a responsabilidade que pesa sobre nós: transmitir este nosso mundo para aqueles que virão depois de nós, preservando-o da degradação ambiental e, antes ainda, moral.

Na realidade, não se pode falar em desenvolvimento sustentável sem solidariedade (Carta Encíclica Laudato si ', 159). Poderíamos até mesmo dizer que o bem, se não é comum, não é realmente bem. Talvez nunca como agora o pensar e o agir requerem diálogo verdadeiro com o outro, porque sem o outro não há futuro para mim. Faço votos então, para que as vossas atividades, partam dos rostos das pessoas, do ouvir o clamor dos povos e dos pobres, de refletir sobre as necessidades das crianças.

Com estes pensamentos, agradeço e desejo-vos uma obra frutuosa ao serviço do bem comum e peço ao Senhor que abençoe os vossos esforços por um mundo mais justo e próspero para todos.

O World Government Summit é um evento anual realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que reúne líderes de governo de todo o mundo para um diálogo global sobre os processos e as políticas governamentais focados nos temas do futurismo, tecnologia e inovação, bem como outros tópicos. O encontro de cúpula serve como um espaço para a troca de conhecimento entre funcionários governamentais, líderes de pensamento, responsáveis políticos e líderes do setor privado, e como plataforma de análise para as tendências, as problemáticas e as oportunidades futuras da humanidade. O encontro reúne mais de 90 oradores de 150 países participantes e conta com mais de 4000 participantes.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário