11 janeiro, 2019

Francisco: mercado de armas é uma ameaça para a humanidade

 
Teste Nuclear 
 
O comércio de armas e a proliferação nuclear são um dos temas centrais do discurso do Papa Francisco no encontro com os Diplomatas acreditados junto à Santa Sé. Entrevista com Maurizio Simoncelli, vice-presidente do Instituto italiano de Pesquisas Internacionais “Arquivo Desarmamento”
 
Cidade do Vaticano

O destino do planeta está ameaçado por graves perigos como os ligados ao uso das armas. É o que o Papa Francisco recorda no discurso dirigido ao Corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé para a apresentação das felicitações para o Ano Novo. Maurizio Simoncelli, vice-presidente do Instituto de Pesquisas Internacionais ‘Arquivo Desarmamento’ sublinha que na escala mundial regista-se um “crescimento das despesas militares”.

Mercado de armas em crescimento

Nos anos da chamada Guerra Fria, a despesa militar global era de cerca de 1.400 biliões. Hoje superou o valor de 1.730 biliões. No seu discurso de 7 de janeiro o Papa sublinhou:
“ Infelizmente, pesa constatar que o mercado das armas não só não parece sofrer interrupção, mas ao contrário existe uma tendência cada vez mais difusa para se armar por parte tanto dos indivíduos como dos Estados ”
Continuando o Pontífice observou: “Aqui quero reiterar que não podemos deixar de ter um grande sentimento de inquietação, se considerarmos as catastróficas consequências humanitárias e ambientais que derivam de qualquer uso dos dispositivos nucleares.
“Por conseguinte, mesmo considerando o risco de uma explosão acidental dessas armas devido a um erro de qualquer tipo, deve ser condenada com firmeza a ameaça do seu uso - diria a imoralidade do seu uso - assim como a sua posse, precisamente porque a sua existência é funcional à lógica de medo que não diz respeito apenas às partes em conflito, mas a todo o género humano”
Uma das grandes preocupações, sublinha Maurizio Simoncelli, é também o comércio de armas de pequeno porte, “usadas em todas as guerras esquecidas” e nos últimos anos destinadas, em particular, ao Médio Oriente e o Norte da África. 

As novas armas

Francisco destaca o perigo das novas armas: “De modo especial preocupa o facto de que o desarmamento nuclear, amplamente almejado e em parte perseguido nas últimas décadas, esteja agora a dar lugar à pesquisa de novas armas cada vez mais sofisticadas e destrutivas”.

Além da ameaça permanente da guerra nuclear, assiste-se ao desenvolvimento de novos cenários ligados à tecnologia militar. Maurizio Simoncelli sublinha que “causa grande preocupação as armas autónomas em condições, de agir por meio da inteligência artificial, de escolher o objetivo e atingir o alvo”. Algumas dessas armas já estão operativas ao longo da fronteira entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul. A arma autónoma, recorda Simoncelli, poderia ser um instrumento para consolidar regimes e ditadores “que não teriam mais necessidade da presença humana nas fronteiras”. 

Sentido enganador de segurança

Um outro aspecto marcante foi a chamada ostentação de arsenais bélicos.
“As armas de destruição em massa, em particular as atómicas, geram unicamente um sentido enganador de segurança e não podem constituir a base da convivência pacífica entre os membros da família humana, que ao contrário deve inspirar-se numa ética de solidariedade”
Um passo fundamental, recorda Maurizio Simoncelli, é o de renunciar às armas nucleares. Um sinal político importantíssimo – acrescenta - foi dado no ano passado com o Tratado pela Eliminação Total das Armas Nucleares, assinado por mais de 120 países na Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas, infelizmente, observa Simoncelli, “os países do chamado clube nuclear não assinaram este Tratado”. A essa atitude se contrapõe a lógica das áreas desnuclearizadas, entre as quais a América Latina, a África e a Ásia Central, onde se confirma a recusa das armas nucleares, “que levariam somente à destruição do planeta”. Mas ainda há países “que se definem mais avançados e democráticos” – conclui Simoncelli – e que, ao invés, dispõem dessas armas.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário