22 janeiro, 2019

AIS: um milhão de Terços da Terra Santa para os participantes da JMJ


Papa Francisco a rezar o Terço  (Vatican Media)

Ajuda à Igreja que Sofre" contribuiu para doar um milhão de Terços aos participantes da JMJ Panamá 2019, que se realiza desta terça-feira até ao próximo domingo, 22 a 27 de janeiro. Um dom precioso que se torna ainda mais especial por terem os Terços sido realizados por artesãos cristãos de Belém. O Papa chega ao país centro-americano esta quarta-feira, dia 23
 
Cidade do Vaticano

“Esta iniciativa é essencial porque de um lado encoraja à oração e, de outro, contribui para ajudar os nossos irmãos na Terra Santa.” Com estas palavras o arcebispo de Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, comenta a “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) a importância de um projeto promovido pela Fundação pontifícia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude do Panamá.

Terços realizados por artesãos cristãos de Belém

Com um aporte de 100 mil euros, a Fundação contribuiu para doar um milhão de Terços aos participantes da JMJ Panamá 2019, que se realiza desta terça-feira até ao próximo domingo, 22 a 27 de janeiro. O Papa Francisco chega ao país centro-americano esta quarta-feira, dia 23.

“Um dom precioso por si mesmo, que se torna ainda mais especial pelo facto de os Terços terem sido realizados por artesãos cristãos de Belém, os quais graças a esse projeto receberam uma ajuda determinante em apoio à presença cristã na cidade em que Jesus nasceu”, afirma o diretor de AIS-Itália, Alessandro Monteduro. 

Êxodo de cristãos de Belém a partir de 1948

Mais de 350 mil cristãos abandonaram Belém desde a criação do Estado de Israel em 1948. Uma hemorragia que está diretamente relacionada com as dificuldades económicas e ao alto índice de desemprego entre os cristãos, os quais encontram no setor turístico, cada vez mais em crise, e na produção de artigos religiosos, as únicas formas de emprego.
“A arte de realizar manufaturados em madrepérola ou em madeira de oliveira é uma tradição antiga importada pelos padres franciscanos no Séc. XV, e além de ser um importantíssimo meio de sustentação, permite aos cristãos expressar a própria fé.”
Leia também:

JMJ: ponto de partida para o maior movimento de Doutrina Social

As cerca de 200 famílias de Belém que durante meses trabalharam na realização deste milhão de Terços para a JMJ terão sustento para o ano inteiro. “Estão agradecidas pela ajuda recebida, mas sobretudo estão felizes por saber que centenas de milhares de jovens no Panamá rezarão pela paz, recitando a oração mariana com as coroas do Terço por elas realizadas”, diz ainda Monteduro.

Projetos de AIS para a JMJ

Como por ocasião das JMJ precedentes, também este ano “Ajuda a Igreja que Sofre” promoveu numerosos projetos relacionados à JMJ Panamá 2019 – num montante de 430 mil euros – que contemplam a distribuição de milhares de Youcat e Docat (este último, livro de Doutrina Social da Igreja com prefácio do Papa Francisco) em várias línguas e o financiamento das despesas de viagem para jovens pertencentes a dioceses em dificuldade.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário