17 janeiro, 2019

52° Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 
Celebração das Vésperas em São Paulo Fora dos Muros  (Vatican Media)
 
Pela ocasião da 52° Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, convidamos o Padre Alexandre Favretto, doutorando em Teologia Dogmática, a explicar -nos algumas particularidades históricas desta celebração. 
 
Padre Alexandre Boratti Favretto - Limeira

“Que todos sejam um” (Jo 17, 21) e haja “um só coração e uma só alma” (At 4, 32). Trata-se da unidade desejada por Cristo, no propício tempo em que Ele determinar e através dos meios que Ele escolher. Eis aí o sentido da Oração pela Unidade dos Cristãos. O espírito do ecumenismo é o mesmo, embora haja flexibilidade no que se refere às datas de sua celebração.

O Papa Leão XIII exortou nos seus escritos Providae Matris (1865) e Divinum illud múnus (1897) que nos oito dias consecutivos à Solenidade de Pentecostes fosse promovida a Oração pela Unidade dos Cristãos. A data é bastante significativa e motiva as Igrejas e Comunidade Eclesiais cristãs a unirem-se a Maria e aos Apóstolos, num cenáculo contemporâneo, para que uma vez mais o ardor da unidade da fé faça ecoar uma mesma oração: envia o teu espírito Senhor e renova a face da terra.

O hemisfério Sul manteve a datação da celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos após Pentecostes, conforme sugerido pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.

Já no hemisfério Norte, o período tradicional é de 18 a 25 de janeiro, conforme sugestão de pe. Paul Wattson, anglicano convertido ao catolicismo e grande incentivador desta Semana de Oração. Em ambos os casos, as sugestões de datas devem-se ao significado simbólica de unidade que representam.

Atualmente a organização e confeção de materiais para a Semana de Oração pela Unidade é da responsabilidade de Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Um dado interessante foi o anúncio da realização do Concílio Vaticano II, feito pelo Papa João XXIII numa aula capitular na Abadia de São Paulo Extramuros, precisamente na ocasião do encerramento da semana de oração pela unidade dos cristãos, a 25.01.1959. De facto, o Concílio promoveu um novo Pentecostes na Igreja e concedeu revigorado impulso ao ecumenismo.

Este ano, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, o Santo Padre celebrará a 52° Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no dia 18/01/19 na Basílica São Paulo Fora dos Muros.
 
VN

Sem comentários:

Enviar um comentário