25 dezembro, 2018

Papa: redescobrir neste Natal os laços de fraternidade que nos unem

 
 
"Sem a fraternidade que Jesus Cristo nos concedeu, os nossos esforços por um mundo mais justo ficam sem fôlego, e mesmo os melhores projetos correm o risco de se tornarem estruturas sem alma", disse o Pontífice na sua mensagem de Natal, diante dos 50 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro. O Papa pediu paz em particular para a Terra Santa, África, Venezuela, Nicarágua, Iêmen, Síria, Ucrânia, Península da Coreia.
 
Manoel Tavares - Cidade do Vaticano

“Glória a Deus nas Alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade”. Votos natalinos de fraternidade a todos os irmãos em humanidade!

Após a solene celebração da Missa do Galo na Noite de Natal, o Santo Padre pronunciou a sua Mensagem natalina ao meio dia desta terça-feira (25.12), Dia de Natal, na sacada central da Basílica de São Pedro, dirigida aos fiéis do mundo inteiro.

Queridos irmãos e irmãs, Feliz Natal! Aos fiéis de Roma, aos peregrinos e a todos os que, das diversas partes do mundo, estão sintonizados connosco, renovo o jubiloso anúncio de Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.

Como os pastores, os primeiros que acorreram à gruta, disse o Papa, ficamos maravilhados com o sinal que Deus nos deu: “Um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Em silêncio, ajoelhemos e O adoremos! E perguntou: “O que aquele Menino, que nasceu para nós da Virgem Maria nos quer dizer neste dia­­? Qual a sua mensagem universal? E Francisco respondeu: 

Ele diz-nos que Deus é um bom Pai e nós somos todos irmãos. Esta verdade está na base da visão cristã da humanidade. Sem a fraternidade que Jesus Cristo nos concedeu, os nossos esforços por um mundo mais justo não têm sentido e até os nossos melhores projetos correm o risco de se tornarem sem alma. Por isso, as minhas felicitações natalinas são os votos de fraternidade”.

Os seus votos de Fraternidade vão às pessoas de todas as nações e culturas; às de ideias diferentes, mas capazes de se respeitar e ouvir umas às outras; e às pessoas das diferentes religiões. E acrescentou:

Jesus veio revelar o rosto de Deus a todos os que procuram. O rosto de Deus manifestou-se num rosto humano, concreto; não sob a forma de um anjo, mas de homem, nascido num tempo e lugar concretos. Assim, com a sua encarnação, o Filho de Deus indica-nos que a salvação passa através do amor, da hospitalidade, do respeito pela nossa pobre humanidade, com a sua variedade de etnias, línguas, culturas. Mas, todos somos irmãos em humanidade!”

Logo, disse Francisco, as nossas diferenças não constituem um dano nem um perigo, pelo contrário, são uma riqueza, como nos ensina a nossa experiência de família, onde há um laço indissolúvel de amor. E expressou os seus sinceros votos de que este Natal nos faça redescobrir os laços de fraternidade que nos unem como seres humanos e interligam todos os povos: 

Israelitas e Palestinianos

Que este Natal permita aos Israelias e Palestinianos, retomar o diálogo e prosseguir um caminho de paz; que possam colocar um ponto final num conflito que, há mais de setenta anos, dilacera a Terra que o Senhor escolheu para mostrar o seu rosto de amor”.

O Santo Padre fez os seus votos de Natal, acompanhados dos seus apelos. também a outros povos: 

Síria

Que o Menino Jesus permita, à amada e atormentada Síria, reencontrar a fraternidade depois destes longos anos de guerra. Que a Comunidade Internacional trabalhe com decisão para uma solução política que acabe com as divisões e os interesses de parte, de modo que o povo sírio, especialmente os que foram obrigados a deixar as suas terras e procurar refúgio noutros lugares, possa voltar a viver em paz na sua pátria”.

Francisco continuou elevando o seu pensamento a outros países, aos quais faz seus apelos de paz, por ocasião do Natal do Senhor: 

Iêmen

“Penso no Iêmen, com a esperança de que a trégua mediada pela Comunidade Internacional possa, finalmente, levar alívio a tantas crianças e às populações exaustas pela guerra e a carestia”. 

África

“Penso em África, onde milhões de pessoas refugiadas ou deslocadas precisam de assistência humanitária e segurança alimentar. O Deus Menino, Rei da Paz, faça calar as armas e surgir uma nova aurora de fraternidade em todo o Continente, abençoando os esforços de quantos trabalham para favorecer percursos de reconciliação a nível político e social”. 

Península da Coreia

“Que o Natal fortaleça os vínculos fraternos, que unem a península da Coreia, e permita prosseguir no caminho de aproximação empreendido para se chegar a soluções partilhadas e a todos assegurar progresso e bem-estar”. 

Venezuela

“Que este tempo de bênção permita à Venezuela reencontrar a concórdia e, a todos os componentes da sociedade, trabalhar fraternalmente para o desenvolvimento do país e prestar assistência aos setores mais vulneráveis da população”. 

Ucrânia

“O Recém-nascido leve alívio à amada Ucrânia, ansiosa de ter uma paz duradoura, que tarda a chegar. Só com a paz, respeitadora dos direitos de cada nação, é que o país poderá recuperar das tribulações sofridas e restabelecer condições de vida dignas para os seus cidadãos. Solidário com as comunidades cristãs daquela Região, rezo para que possam tecer relações de fraternidade e amizade”. 

Nicarágua

“Que, diante do Menino Jesus, os habitantes da querida Nicarágua redescubram ser irmãos, que não prevaleçam as divisões e as discórdias, mas todos trabalhem para favorecer a reconciliação e, juntos, construir o futuro do país”.

O Santo Padre recordou também os povos que sofrem colonizações ideológicas, culturais e económicas, que veem dilaceradas a sua liberdade e identidade e sofrem por causa da fome e da carencia de serviços educativos e sanitários. 

Cristãos perseguidos

Por fim, Francisco dirigiu o seu pensamento às inúmeras pessoas que não têm voz e sofrem por causa do nome do Senhor Jesus:

O meu pensamento vai, de modo particular, para os nossos irmãos e irmãs que celebram a Natividade do Senhor em contextos difíceis, para não dizer hostis, especialmente onde a comunidade cristã é uma minoria, por vezes frágil ou desconsiderada. Que o Senhor conceda-lhes, bem como a todas as minorias, a graça de viver na paz e ver reconhecidos os seus direitos, sobretudo a liberdade religiosa”. 

Crianças

Francisco concluiu a sua Mensagem de Natal pedindo ao Menino Jesus, que hoje contemplamos na manjedoura, proteção para todas as crianças da terra e pessoas frágeis, indefesas e descartadas.

“Que todos nós possamos receber a paz e o conforto do Nascimento do Salvador, para que, sentindo-nos amados pelo único Pai celeste, possamos reencontrar-nos e viver como irmãos!

Após a sua Mensagem de Natal, - um verdadeiro apelo de Paz para muitas Nações, - o Santo Padre concedeu a sua Bênção apostólica “Urbi et Orbi” à Cidade de Roma, aos peregrinos presentes na Praça São Pedro e a todos os fiéis espalhados pelo mundo.


Papa - Mensagem Urbi et Orbi na Solenidade de Natal

 VN

Sem comentários:

Enviar um comentário