21 dezembro, 2018

Diálogo inter-religioso: refletir juntos os valores da religião, é o convite aos xintoístas


 A autentica vida religiosa "pode ​​ contribuir fortemente para a formação
de pessoas honestas, justas, amáveis ​​e respeitosas", diz a mensagem  (AFP or licensors)

Na mensagem enviada aos xintoístas por ocasião do Ano Novo, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso destaca entre outros, como as religiões podem ajudar “a preparar cidadãos responsáveis e honestos e a influenciar o serviço desinteressado à sociedade, apesar do movimento global que se afasta dos valores morais". 

Cidade do Vaticano 

"Nós saudamos este ano na esperança de refletirmos juntos sobre o desafio de transmitir os nossos respetivos valores morais aos nossos fiéis", é o desejo expresso na mensagem enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso às comunidades xintoístas do Japão, por ocasião do Ano Novo, festa solene para todo o povo japonês.  

Declínio da religião leva à falta de moralidade 

"Certamente, o declínio da religião como centro da vida das pessoas traduz-se na falta de moralidade e compreensão comum do intercâmbio social”, segundo a mensagem. “Partilhamos a opinião de que o desenvolvimento moral e as atitudes religiosas andam de mãos dadas com o compromisso com os deveres sociais e religiosos".  

A contribuição dos feriados religiosos 

Neste sentido, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso levanta a questão de como as festas religiosas "contribuem de forma eficaz para criar e promover os valores morais naqueles que participam nelas" e como as religiões podem ajudar “a preparar cidadãos responsáveis e honestos e a influenciar o serviço desinteressado à sociedade, apesar do movimento global que se afasta dos valores morais ".  

As implicações da prática ritual 

Na mensagem, reafirma-se que a autêntica vida religiosa "pode ​​ contribuir fortemente para a formação de pessoas honestas, justas, amáveis ​​e respeitosas". No entanto, a observância da prática ritual não é suficiente se não se concentrar nas implicações morais que esses rituais antigos aportam. A esse respeito são citadas as palavras do Papa Francisco no Angelus do dia 2 de setembro: "Na verdade, um homem ou uma mulher que vive na vaidade, na ganância ou na arrogância, e ao mesmo tempo smostra-se como religioso e chega até mesmo a condenar os outros é um hipócrita ".  

Fortalecer a consciência dos fiéis 

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso convida os xintoístas a procurarem no início do novo ano, juntos com os católicos, alcançar os fiéis "que vêm para celebrar estas diferentes práticas religiosas e festivas, a fim de fortalecer a consciência de como os ensinamentos representados nessas festas podem tornar-se parte da sua vida quotidiana". 

O compromisso dos líderes religiosos 

"Para conseguir isto - continua a mensagem - sublinhamos o testemunho vivido das nossas convicções, dando aos nossos respetivos fiéis um verdadeiro campo de esperança para um mundo melhor". "Vamos celebrar neste período festivo a alegria do nosso compromisso como líderes religiosos para oferecer mais formação sobre valores de integridade moral através de nossas crenças, contribuindo assim para o bem maior do mundo."

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário