21 setembro, 2018

RCC da Diocese de Lisboa - Programa e Calendário para 2018 - 2019



RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO
DIOCESANO DE LISBOA

Programa e Calendário para 2018 – 2019

Lisboa, 21 setembro, 2018 – Dia de São Mateus.

No nosso encontro de 7 de julho próximo passado, em que reunimos, em assembleia diocesana de responsáveis, fez-se um apelo veemente para que cada um dos participantes nos enviasse, por qualquer meio de comunicação, sugestões em ordem à elaboração do programa pastoral para 2018-2019. Em 15 de Setembro, voltámos a reunir e colhidas as sugestões de alguns participantes, elaborámos o nosso Programa e Calendário do seguinte modo:

PROGRAMA:

O Programa Pastoral para o RCC Diocesano de Lisboa terá como matriz o da Diocese, já publicado em 29 de junho de 2018 e que tem como tema: «VIVER A LITURGIA COMO LUGAR DE ENCONTRO» (CSL, nº 47). Como se refere, na sua apresentação, toda a actividade diocesana se inspirará na Exortação Apostólica «Gaudete et Exultate» (Alegrai-vos e exultai, sobre o chamamento à santidade no mundo actual).

Muito já se disse e escreveu sobre este assunto e, como já está prometido, o Departamento de Liturgia do Patriarcado irá promover a realização de cinco encontros de formação em cada uma das Vigararias da diocese, subordinados aos seguintes temas:

1º Encontro: - O que é a Liturgia, a partir da sua compreensão proposta pelo Concílio Vaticano II;
2º Encontro: - Liturgia ao longo da história;
3º Encontro: - Celebração Litúrgica no espaço e no tempo;
4º Encontro: - Celebração da Eucaristia;
5º Encontro: - Celebração da Eucaristia.

Para além do mais o Departamento de Liturgia irá elaborar um folheto mensal que irá fazer distribuir por todas as paróquias da diocese. 

Assim sendo, não nos vamos antecipar ao Departamento de Liturgia e vamos aguardar pela concretização das diligências anunciadas, competindo-nos estudar e divulgar estes subsídios prometidos e para proveito de todos.

Até lá e para já, cumpre-nos dar conhecimento daquilo que foi sugerido e aconselhado fazer pelos Grupos de Oração;

a) Organizar encontros entre grupos, usando o critério de vizinhança ou qualquer outro critério de afinidade. Deverá ser dado conhecimento à ESD.
b) Abertura a outros grupos da paróquia, procurando reunir com eles em comunhão fraterna.
c) Formação a nível de grupos sobre o ritual do Baptismo e do Matrimónio.
d) Dar maior atenção à reza (celebração) das horas litúrgicas, organizando Reuniões de Oração, aproveitando a estrutura, por exemplo, da Oração de Vésperas.
e) Organizar as Reuniões de Oração, aproveitando os textos bíblicos do próximo domingo para leitura orante.
f) No âmbito da piedade popular e para testemunho cristão, organizar pequenas peregrinações (visitas) a santuários próximos da sua localidade.

CALENDÁRIO (2018-2019):

Encontros na Igreja de Santa Maria dos Olivais:

21 de outubro de 2018;
16 de dezembro de 2018;
19 de maio de 2019;
17 de junho de 2019.

Para estes encontros utilizar-se-á a metodologia do ano passado. Em princípio não haverá celebração da Eucaristia, dedicando-se mais tempo ao louvor, ensinamento, leitura orante da Palavra e grupos de partilha.  

6 de janeiro – Encontro Anual – Assembleia do Aniversário do RCC DIOCESANO DE LISBOA. (local a designar)

Fevereiro vai ser o mês reservado à formação:

No dia 10 de fevereiro de 2019 - Caldas da Rainha
No dia 16 de fevereiro de 2019 – Lisboa (local a designar)
23 e 24 de março de 2019 - Retiro em Fátima
9 de junho de 2019 – CELEBRAÇÃO DO PENTECOSTES, na Igreja de Santa Maria dos Olivais 
6 de julho – Assembleia para a aprovação das contas

Finalmente e tendo em conta as sugestões recebidas, urge propor e informar os Grupos de Oração do Renovamento Carismático da Diocese de Lisboa ainda do seguinte:

a) Que toda e qualquer actividade do Grupo sejam conduzidas com conhecimento e na obediência ao respectivo pároco;
b) Que se promova o estudo e reflexão da Exortação Apostólica «Gaudete et Exultate» sobre santidade. Este estudo é indispensável à compreensão e vivência do grande tema diocesano «Viver a Liturgia como lugar de encontro». Peça-se ajuda ao pároco que, certamente, colaborará na medida das suas possibilidades;
c) Que cada Grupo de Oração pratique com mais fervor a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e incentive a oração das Horas Litúrgicas.
d) Que cada Grupo de Oração se abra mais ao serviço da paróquia, disponibilizando-se para tal e promovendo o diálogo e intercâmbio com outros grupos (carismáticos ou não) que porventura haja na paróquia;
e) Sabemos que grande parte dos grupos de oração estão «envelhecidos», então vamos procurar colocar os jovens e os casais mais novos no centro das nossas preocupações. Não lhes fechemos as portas, convidemo-los e recebamo-los, não impondo mas propondo, correndo o risco da sua eventual irreverência. É que a Igreja cresce por atracção e não por proselitismo. A este propósito tenho consciência de fazer tudo o que está ao meu alcance?
f) Promova-se o uso das técnicas da Informática para a união e comunhão entre todos, designadamente através do envio de mensagens, e-mails, facebook, etc, pedindo aos jovens a sua colaboração e assim comprometendo-os neste serviço;
g) Na humildade e obediência, peço-vos muita oração, muita oração, muita oração, rezando uns pelos outros, sabendo que a nossa oração, mesmo quando é individual é sempre oração da Igreja.
h) Finalmente o processo de discernimento para a nomeação dos novos órgãos da Associação do RCC de Lisboa, promovido pelo nosso Assistente Espiritual, vai iniciar-se já no próximo mês de outubro. Agradecemos que todos participem e devolvam a documentação que vos vai ser pedida dentro dos prazos estabelecidos.


Pela Equipa do Serviço Diocesano de Lisboa

Diac Armando Marques


Sem comentários:

Enviar um comentário