06 setembro, 2018

Papa: pedir a graça de se acusar a si mesmo, não os outros

 
 Papa celebra a missa na Casa Santa Marta  (Vatican Media)
 
Sem se acusar a si mesmo, reconhecer-se pecador, não se pode caminhar na vida cristã: Este é o centro da mensagem do Papa Francisco expressa na homilia na Casa Santa Marta (06/09). 
 
Debora Donnini – Cidade do Vaticano

Sem se acusar a si mesmo, reconhecer-se pecador, não se pode caminhar na vida cristã: Este é o centro da mensagem do Papa Francisco expressa na homilia na Casa Santa Marta (06/09).

A reflexão de Francisco foi inspirada no Evangelho do dia, de Lucas, no qual Jesus pede a Pedro que entre no seu barco e, depois de pregar, convida-o a lançar as redes, com o resultado de uma pesca milagrosa. Um episódio que evoca outra pesca milagrosa, depois da Ressurreição, quando Jesus pergunta aos discípulos se tinham algo a comer.

Em ambos os casos, observou o Papa, “há uma unção de Pedro”: primeiro como pescador de homens, depois como pastor. Jesus também muda o seu nome de Simão para Pedro e, como “bom israelita”, sabia que uma mudança de nome significava uma mudança de missão. 

Afasta-te de mim

Pedro “sentia-se orgulhoso porque realmente amava Jesus” e esta pesca milagrosa representa um passo em frente na sua vida. Depois de ver que as redes quase se rompiam com a grande quantidade de peixes, jogou-se aos pés de Jesus, dizendo-lhe: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador”.

Este é o primeiro passo decisivo de Pedro no caminho do discipulado, de discípulo de Jesus, acusar-se a si mesmo: “Sou um pecador”. O primeiro passo de Pedro é este e é também o primeiro passo de cada um de nós se quisermos caminhar na vida espiritual, na vida de Jesus, servir Jesus, segui-Lo. Deve fazer isto: acusar-se a si mesmo. Sem se acusar a si mesmo, não se pode caminhar na vida cristã.

Porém, há um risco. Todos “sabemos que somos pecadores”, mas “não é fácil” acusar-se a si mesmo de ser um “pecador concreto”. “Nós estamos acostumados a dizer: ‘Sou um pecador’”, assim como dizemos: “eu sou humano” ou “eu sou um cidadão italiano”, disse o Papa.

Sentir-se mísero

Acusar-se a si mesmo, ao invés, é sentir a própria miséria: “sentir-se miserável”, míseros, diante do Senhor. Trata-se de sentir vergonha. E é algo que não se faz com palavras, mas com o coração, isto é, uma experiência concreta, como quando Pedro diz a Jesus para se afastar dele porque “realmente sentia-se um pecador”. Depois, sentiu-se salvo.

A salvação que “Jesus nos traz” necessita desta confissão sincera, porque “não é algo cosmético”, que muda um pouco o rosto com “duas pinceladas”: transforma, mas para que entre, é preciso deixar espaço com a confissão sincera dos próprios pecados. Assim se experimenta o estupor de Pedro.

Portanto, o primeiro passo da conversão é acusar-se a si mesmo com vergonha e sentir o estupor de se sentir salvo. “Devemos converter-nos”, “devemos fazer penitência”, exortou Francisco, convidando a refletir sobre a tentação de acusar os outros:

Há quem viva falando mal dos outros, acusando os outros e nunca pensa em si mesmo e quando me vou confessar, como me confesso, como os papagaios? “Bla, bla, bla… Fiz isso, isso…”. Mas o que fez toca o seu coração? Muitas vezes não. Vais lá fazer cosmética, maquilhar-te um pouco para saires bonito. Mas não entrou completamente no teu coração porque não deixaste lugar, porque não foste capaz de acusares-te a ti mesmo. 

A graça de se acusar

O primeiro passo então é uma graça: aprender a acusar-se a si mesmo e não os outros.

Um sinal que uma pessoa não sabe, que um cristão não sabe, acusar-se a si mesmo é quando está acostumado a acusar os outros, a falar mal dos outros, a colocar o nariz na vida dos outros. E este não é um bom sinal. Eu faço isto? É uma bela pergunta para chegar ao coração. Peçamos ao Senhor hoje a graça de nos encontrar diante Dele com este estupor que a sua presença nos dá e a graça de nos sentirmos pecadores, mas concretos, e dizer como Pedro: “Afasta-te de mim, porque sou um pecador”.

Ouça a reportagem com a voz do Papa Francisco

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário