22 agosto, 2018

Papa: situação dos cristãos e minorias religiosas piorou no mundo

.
 Audiência Legisladores Católicos  (Vatican Media)

Hoje a liberdade religiosa e de consciência deve enfrentar duas ideologias opostas, mas igualmente ameaçadoras disse Francisco: o relativismo secularista e o radicalismo religioso.

Silvonei José – Cidade do Vaticano

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quarta-feira na antessala da Sala Paulo VI, no Vaticano, antes da Audiência Geral os participantes do anual Encontro Internacional para Legisladores Católicos. Na sua saudação aos presentes o Papa citou o tema da liberdade religiosa e da consciência que esteve no centro da reflexão deste ano.

Francisco depois recordou a Declaração “Dignitatis humanae” de dezembro de 1965 e o momento histórico, no qual os Padres conciliares estavam preocupados sobretudo com aqueles regimes que, mesmo reconhecendo nas suas Constituições a liberdade de culto religioso, tentavam desviar os cidadãos da profissão da religião e tornar a vida nas comunidades religiosas muito difícil e perigosa.


Ouça a reportagem


Situação dos cristãos piorou

Hoje, para além desta situação que infelizmente persiste em alguns países, a situação dos cristãos e de outras minorias religiosas em regiões atravessadas pelo fundamentalismo piorou tragicamente, disse o Papa. A extensão e a intensificação de posições intolerantes, agressivas e violentas provocaram e ainda provocam discriminações e verdadeiras perseguições que nem sempre são adequadamente contrastadas pelas autoridades competentes.

Hoje a liberdade religiosa e de consciência deve enfrentar duas ideologias opostas, mas igualmente ameaçadoras disse Francisco: o relativismo secularista e radicalismo religioso - na realidade, pseudo-religioso. A este respeito o Papa chamou a atenção para o perigo real de combater o extremismo e a intolerância com tanto de extremismo e intolerância, também nas atitudes e palavras.

Ser sal, luz e fermento

Como cristãos, sabemos que nossa vocação e missão é ser sal, luz e fermento na condição histórica específica em que nos encontramos.

O Papa recordou por fim que o político cristão é chamado antes de tudo, como todo batizado, a  procurar com humildade e coragem ser testemunha, e  propor também com competência, projetos de lei coerentes com a visão cristã do homem e da sociedade, buscando sempre a colaboração com todos aqueles que partilham os mesmos ideais.

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário