22 agosto, 2018

Encontro Mundial das Famílias: feridas e esperanças no centro dos debates

.

Mesas redondas e testemunhos sobre o futuro da família, sem esquecer as feridas. O Encontro Mundial das Famílias teve início na terça-feira (21/08) em Dublin. O secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Padre Alexandre Awi de Mello conversa com Vatican News.  

Cidade do Vaticano 

Realiza-se em Dublin o Encontro Mundial das Famílias 2018. Na terça-feira à noite (21/08) foram realizadas as cerimónias de abertura, simultâneas com 26 dioceses da Irlanda, e a partir de quarta-feira, até esta sexta-feira realiza-se o Congresso pastoral inspirado na Exortação Apostólica pós-Sinodal Amoris Laetitiae. Partindo dessa Exortação estão a ser feitas reflexões, confrontos e projetos.

Dom Eamon Martin, arcebispo de Armagt, Primaz da Irlanda e presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, iniciou os trabalhos com um primeiro encontro sobre um tema complexo mas ao mesmo tempo estimulante: como ensinar as famílias a redescobrir a fé e comunicá-la às novas gerações, consequentemente à sociedade.

Já para a vice-presidente do Fórum Nacional italiano das Famílias, Emma Ciccarelli “este encontro é uma bênção. Uma ocasião para centralizar novamente o valor da família, assim como nos pediu o Papa Francisco na sua videomensagem. Aqui na Irlanda, - disse ela - percebe-se o quanto é urgente essa exigência. Andando pelas ruas, dei conta da grande quantidade de jovens, a eles deve ser direcionada a nossa mensagem de esperança para a família”. 

Encontros e debates

O programa das actividades do Congresso tem uma sequência de mesas redondas, painéis e testemunhos não apenas sobre o papel da família na sociedade de hoje e a sua articulada relação com a Igreja, mas também sobre as múltiplas feridas da família. Ciccarelli evidencia: “Os temas de discussão abordam o dia a dia. São feitas reflexões sobre famílias refugiadas, sobre o problema do abismo digital entre as gerações, sobre as dificuldades do matrimónio. Não são somente temáticas ideológicas, mas também concretas, podemos dizer pastorais. Dão a sua própria contribuição, com o seu testemunho, vários casais e jovens que passam por estes problemas”. 

Educação e eucaristia, verdadeiro motor do encontro

Não falta também a oração. Na realidade, pode-se dizer que a oração é o verdadeiro motor deste Encontro Mundial. Foram montadas duas grandes áreas dedicadas à oração comunitária e pessoal, e à adoração eucarística. Todos os dias, às 16h30, é celebrada uma Santa Missa.

Sobre a preparação e participação deste Encontro Mundial das Famílias Vatican News conversou com o secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Padre Alexandre Awi de Mello

Ouça a entrevista

IMG_41511.JPG
 Abertura do Encontro Mundial das Famílias

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário