27 julho, 2018

Enc. Internacional das ENS: Famílias “onde ninguém desista de ninguém"


Durante uma semana, mais de 4 mil casais, vindos de quase 80 países, participaram, em Fátima, no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, e destacaram a “graça” de pertencerem a este movimento e de como o “perdão” é tão importante para a vida em casal. No encerramento do encontro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou que a “revitalização das famílias cristãs e a acentuação do seu lugar na Igreja são fundamentais para a nova evangelização”.

No encerramento do XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, que decorreu entre 16 e 21 de julho, em Fátima, o Cardeal-Patriarca de Lisboa começou por referir que “do âmbito doméstico ao âmbito eclesial, é sempre a família o critério para nascer, crescer e conviver”. “Jesus não constituiu a sua família em sentido natural. Mas criou a família sobrenatural dos filhos de Deus, que somos nós, sublimando relações e afetos que humanamente experimentara na família de Nazaré. Não é por acaso que lhe surgem expressões familiares para designar sentimentos pastorais e eclesiais”, reforçou D. Manuel Clemente, na conferência intitulada ‘A alegria do reencontro’, que foi proferida na Basílica da Santíssima Trindade.Perante mais de 4 mil casais, vindos de aproximadamente 80 países, o Cardeal-Patriarca mostrou-se “convicto”, a exemplo do Papa Francisco, de que “a revitalização das famílias cristãs e a acentuação do seu lugar na Igreja são fundamentais para a nova evangelização que tanto urge, ou seja, para o reencontro com Cristo vivo”. Depois, deu como exemplo as “várias formas de missão familiar” que despontaram no pontificado de João Paulo II. “O âmbito familiar revela-se particularmente fecundo e criativo para que tal aconteça”, afirmou D. Manuel Clemente, identificando uma das condições para que a ‘nova evangelização’ frutifique. “A frequência dos divórcios é mais sintoma do que causa, uma vez que deriva frequentemente de uniões pouco ou nada preparadas. E ninguém se preparará sem o testemunho dos que já pratiquem o ideal familiar cristão. A ‘nova evangelização’ só acontecerá com famílias dinamicamente estabilizadas, onde ninguém desista de ninguém e os conflitos se previnam e superem pelo exercício de sucessivos reencontros”, afirmou o Cardeal-Patriarca, durante a intervenção que decorreu na manhã do passado sábado, 21 de julho.

Perdão em família
A participar no encontro internacional, que recebeu vários conferencistas [ver caixa], esteve o casal brasileiro Hilda e Gilberto. Para estes equipistas, provenientes da Diocese de São Carlos, cidade de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, o facto de estarem em Fátima foi cumprir o “sonho” de uma vida. Entraram no movimento no ano 2000 e testemunham agora a “ajuda” que as reuniões com outros casais já ofereceram para a própria relação conjugal. “O movimento é muito importante na nossa vida porque nos ajuda no dia-a-dia, na relação, em tudo o que a gente faz na vida. O movimento nos mostra o caminho”, refere Gilberto, em declarações ao Jornal VOZ DA VERDADE.
Como legado dos dias em Portugal, e de tudo o que escutaram neste encontro onde se falou de reconciliação, a sua esposa, Hilda, aponta para uma “maior simplicidade de vida”. “Devemos praticar sempre o perdão, a misericórdia, em família e com todos os irmãos, fora da nossa família também”, considera Hilda que, juntamente com o seu marido se mostram conhecedores do desafio que lhes é pedido para o futuro. “A gente deve dar o nosso testemunho de que vale a pena viver o sacramento do Matrimónio. Somos abençoados por Deus, em família e em casal”, considera.

É possível
Ana e Nuno Teiga Vieira são de Lisboa e levam do encontro, em Fátima, “o coração cheio de muita alegria”, e a “certeza” de que “a família continua a ser o núcleo importante da sociedade”. Para Ana, neste encontro onde foi refletida a parábola do ‘Filho Pródigo’ e a misericórdia de Deus, foi essencial ver como essa misericórdia “é tão importante” para a vida em casal. “Reconhecemos na nossa vida experimentada como isso é uma graça que também recebemos do sacramento do Matrimónio”, afirma Ana Teiga Vieira, ao Jornal VOZ DA VERDADE, destacando um dos momentos do encontro que decorreu, durante a semana, na esplanada do Santuário de Fátima, juntando todos os casais na dinâmica ‘Dever de se sentar’ [ver foto de capa do jornal]. “Vi muitos casais emocionados. Isso tem a ver com a importância do perdão entre o marido e a mulher, que, depois, são o garante da felicidade e estabilidade da família”.
Para Nuno, um dos pontos destacados, deste encontro, é a participação de casais dos quatro cantos do mundo. “Foi uma graça ter visto como isto também é vivido noutros casais, em quase 80 outros países do mundo. Também olham para Maria como um exemplo, como caminho, como manto que nos acolhe e aponta para Jesus”, refere.
Ana e Nuno Teiga Vieira fazem parte, há 21 anos, da Equipa 169, do Setor Lisboa C, e apontam que a pertença a este movimento da Igreja “é uma das graças do Matrimónio”. “É uma equipa onde também vemos as dificuldades que nós temos e que outros casais têm e como as ultrapassam. E vemos também o exemplo deles, de amor, todos os dias”, aponta Nuno, destacando a “amizade” que se foi gerando entre os elementos da equipa. Para além disso, o facto de este casal pertencer a uma Equipa de Nossa Senhora, tem permitido refletir sobre a forma como educar os quatro filhos, e introduzi-los na fé. “A forma como nós queremos educar os nossos filhos também tem sido fonte de conversa e de tema na nossa equipa”, revela Ana.
Para o futuro, Ana e Nuno Teiga Vieira esperam continuar a “mostrar que é possível estar casado, ter uma família, ser feliz, por muitos e muitos anos”. “Nos dias que correm é, de facto, um desafio grande”, aponta Ana.
  • Leia a entrevista completa na edição do dia 27 de julho do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário