08 junho, 2018

Sínodo 2019: a Amazónia no coração da Igreja

.

“Amazónia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” é o título do Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos para a Amazónia, composto por um texto-base que oferece uma análise da conjuntura atual da Amazónia. 

Cidade do Vaticano 

A Amazónia foi tema de debate na manhã de sexta-feira (08/06), no Vaticano, com a apresentação na Sala de Imprensa da Santa Sé do Documento Preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2019.

“Amazónia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” é o título do Documento, composto por um texto-base, que oferece uma análise da conjuntura atual da Amazónia e aponta percursos e novos caminhos para a Igreja a serviço da vida nesse bioma.

O objetivo do material é preparar as comunidades para o Sínodo e ouvi-las, para que essa grande assembleia repercuta, de facto, os clamores que saem das bases, o que é um desejo expresso do Papa Francisco.

O texto está dividido em três partes, segundo o método, ver, discernir e agir. No final do material, estão algumas questões que permitem um diálogo e uma progressiva aproximação da realidade para que as populações da Amazónia sejam ouvidas. 

Ver
A primeira parte é o VER, um convite a olhar a identidade e os clamores da Pan-Amazónia. Território, diversidade socio-cultural, identidade dos povos indígenas, memória histórica eclesial, justiça e direitos dos povos, espiritualidade e sabedoria, são os pontos apresentados naquela parte do texto. Segundo o documento preparatório, “na sua história missionária, a Amazónia tem sido lugar de testemunho concreto de estar na cruz, inclusive, muitas vezes, lugar de martírio. A Igreja também aprendeu que neste território, habitado por mais de 10 mil anos por uma grande diversidade de povos, as suas culturas construíram-se em harmonia com o meio ambiente”. 

Discernir
O DISCERNIR é a segunda parte do documento que ilumina as reflexões para uma conversão pastoral e ecológica. O anúncio do Evangelho de Jesus na Amazóramental e eclesial-missionária. “Hoje o grito da Amazónia ao Criador é semelhante ao grito do povo de Deus no Egito (cf. Ex 3,7). É um grito de escravidão e abandono, que clama pela liberdade e o cuidado de Deus. É um grito que anseia pela presença de Deus, especialmente quando os povos amazónicos, por defender suas terras, são criminalizados por parte das autoridades; ou quando são testemunhas da destruição do bosque tropical, que constitui o seu habitat milenar; ou, ainda, quando as águas dos seus rios se enchem de espécies mortas em vez de estarem plenas de vida”, afirma o texto de preparação. 

Agir
Por fim, o documento, na última parte, provoca a ação, AGIR: novos caminhos para uma Igreja com rosto amazónico. O texto reflete o que seria esse rosto, a dimensão profética, os ministérios e os novos caminhos. “No processo de pensar uma Igreja com rosto amazónico, sonhamos com os pés fincados na terra dos nossos ancestrais e com os olhos abertos pensamos como será essa Igreja a partir da vivência da diversidade cultural dos povos. Os novos caminhos terão uma incidência nos ministérios, na liturgia e na teologia (teologia indígena)”, destaca o texto.

Após as reflexões realizadas pelo documento, uma série de questões são apresentadas para contribuir com a escuta das realidades da Pan-Amazónia. O questionário está dividido, metodologicamente, de acordo com as partes do documento para facilitar os trabalhos que serão realizados pelas comunidades e grupos que responderão as perguntas. “A finalidade deste questionário é escutar a Igreja de Deus sobre os «novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral» na Amazónia. O Espírito fala através de todo o povo de Deus. Nessa escuta podem-se conhecer os desafios, as esperanças, as propostas e reconhecer os novos caminhos que Deus pede à Igreja nesse território”, diz o Documento.

O documento preparatório termina com as palavras de Francisco em Porto Maldonado, no momento em que abre, oficialmente, o Sínodo especial para a Amazónia: “Ajudai os vossos Bispos, ajudai os vossos missionários e as vossas missionárias a fazerem-se um só convosco e assim, dialogando com todos, podeis plasmar uma Igreja com rosto amazónico e uma Igreja com rosto indígena. Com esse espírito, convoquei um Sínodo para a Amazónia no ano de 2019”. 

Sínodo para a Amazónia
O Sínodo para Amazónia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazónia. De acordo com o Pontífice, “ o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazónica, pulmão de capital importância para o nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito pela beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.


Ouça a reportagem

Ouça a entrevista com o Card. Baldisseri

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário