01 junho, 2018

Papa encontra as POM: renovar a consciência missionária da Igreja

.
 
Papa Francisco recebeu em audiência os diretores das Pontifícias Obras Missionárias  (Vatican Media)

“A conversão missionária das estruturas da Igreja requer santidade pessoal e criatividade espiritual.", disse Francisco. 

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (1º/06), na Sala Clementina, no Vaticano, os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM), por ocasião da sua assembleia geral, em Roma.
ciualização missionária do Povo de Deus, assegurando as suas orações.
“ Temos diante de nós um caminho interessante: a preparação do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019, que eu convoquei no Dia Mundial das Missões de 2017. ”
"Encorajo-vos a  viver esta fase de preparação como uma grande oportunidade de renovar o compromisso missionário de toda a Igreja. É também uma ocasião providencial para renovar as nossas Pontifícias Obras Missionárias. As coisas devem ser sempre renovadas: renovar o coração, renovar as obras, renovar as organizações, caso contrário, terminaremos num museu."

"Temos de nos renovar para não acabar no museu. Vocês conhecem a minha preocupação com o perigo de que o vosso trabalho se reduza à mera dimensão monetária de ajuda material, transformando-os numa agência como muitas outras.”

Francisco chamou a atenção para a urgência da “renovação da consciência missionária de toda a Igreja, hoje, intuição grande e corajosa do Papa Bento XV, contida na sua Carta Apostólica Maximum illud: a necessidade de requalificar evangelicamente a missão da Igreja no mundo”.

“Se a renovação for autentica, criativa e eficaz, a reforma das suas obras consistirá numa verdadeira refundação, uma requalificação de acordo com as exigências do Evangelho”, frisou o Papa.
“ A conversão missionária das estruturas da Igreja requer santidade pessoal e criatividade espiritual. ”
"Portanto, não somente renovar o velho, mas permitir que o Espírito Santo crie o novo, fazendo novas todas as coisas. Não tenham medo das novidades que vêm do Senhor Crucificado e Ressuscitado. Sejam valentes e corajosos na missão, colaborando com o Espírito Santo em comunhão com a Igreja de Cristo.”

Francisco perguntou: “O que significa requalificar-se evangelicamente para as Pontifícias Obras Missionárias que junto com a Congregação para a Evangelização dos Povos estão a preparar o Mês Missionário Extraordinário?

"Acredito que significa simplesmente uma conversão missionária. Precisamos de nos requalificar a partir da missão de Jesus, requalificar o esforço de coleta e distribuição de ajuda material à luz da missão e da formação que esta exige, a fim de que a consciência e responsabilidade missionária voltem a fazer parte da vida cotidiana do santo povo fiel de Deus.”

Falando sobre o tema do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Papa explicou que “o envio para a missão é um chamanebto ínsito no Batismo. É de todos os batizados. Assim, a missão é o envio para a salvação que causa a conversão do enviado e do destinatário: a nossa vida é, em Cristo, uma verdadeira missão! A dimensão missionária do nosso Batismo traduz-se no testemunho de santidade que dá vida e beleza ao mundo.”

Francisco destacou que “renovar as Pontifícias Obras Missionárias significa ter no coração, com compromisso sério e corajoso, a santidade de cada um e da Igreja como família e comunidade. Para colaborar na salvação do mundo é preciso amá-lo e estar dispostos a dar a vida, servindo a Cristo, único Salvador do mundo. Nós não temos um produto para vender, mas uma vida para comunicar: Deus, sua vida divina, seu amor misericordioso e sua santidade!”

O Pontífice recordou que em outubro de 2019, Mês Missionário Extraordinário, realizar-se-á também o Sínodo para a Amazónia.

“Acolhendo as preocupações de muitos fiéis, leigos e pastores, eu quis que se encontrassem para rezar e refletir sobre os desafios da evangelização nessas terras da América do Sul onde vivem Igrejas particulares importantes.”

“Espero que essa coincidência nos ajude manter fixo o nosso olhar em Jesus Cristo ao enfrentar problemas, desafios, riquezas e pobreza; ajude-nos a renovar o compromisso de serviço ao Evangelho para a salvação dos homens e mulheres que vivem nessas terras. Rezemos para que o Sínodo para a Amazónia possa requalificar evangelicamente a missão nessa região do mundo tão sofrida, injustamente explorada e necessitada da salvação de Jesus”, concluiu Francisco.

Papa recebe as POM no Vaticano

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário