04 março, 2018

QUARESMA 2018

 Levanto os olhos e vejo o deserto à minha frente.

Descalço-me porque quero sentir os grãos de areia nos meus pés de peregrino.
São tantos como os meus pecados!
Peregrino no deserto!
Peregrino à procura de mim, ou melhor à procura de Deus em mim.

Ao fundo vejo-O sentado numa pedra, em profunda meditação.
O diabo ronda-O, solícito, feito de palavras mansas, a querer enganar a Verdade.
Mas a Verdade não se engana, nem é enganada, permanece, porque toda ela é Amor.

Aproximo-me.
Quero ver, sentir aquela “luta”, que eu acredito e sei, será perdida pelo inimigo.

Acho que Jesus, (é Ele, sim, que eu vejo ao longe), até olha o inimigo com bondade, com misericórdia, mas ele insiste em querer enganar, no fundo em querer perder-se, cada vez mais.
Com um simples gesto, Jesus afasta-o, porque a hora passou e o inimigo já não tem argumentos, foi derrotado.

Fico quieto, imóvel, quase sem respirar, porque agora aquele que nos quer fazer perder, volta-se para mim e aproxima-se envolto numa beleza incrível.
(Ah, quisera eu que ele fosse horroroso como o pintam!)
Sinto-me vacilar, sei-me fraco, pecador, frágil e temo, temo muito.

Olho mais ao longe, para Jesus, e digo-Lhe com o meu olhar: Senhor, salva-me!

Ouço então a Sua voz dentro de mim, envolta num amor tal, que a beleza do tentador fica ofuscada por este amor.
Meu filho, estes são os dias da penitência, diz-me Jesus ao coração.
Não tenhas medo, Eu estou contigo.
Ouve o tentador, percebe bem em que falhas, em que te sentes mais fraco, em que sentes que já caíste e podes voltar a cair, e depois, agarra-te bem à minha mão, entrega-me o teu coração, e deixa que Eu faça tudo novo em ti.

O inimigo afasta-se, mas vai olhando para trás, como que dizendo: Vou agora mas hei-de voltar!

E Jesus diz sorridente: Enquanto estiveres comigo, ele voltará sempre, mas sempre será derrotado, porque o amor prevalece e é o meu amor maior do que todo o mal.

Baixo a cabeça, sorrio na alegria de Deus, e digo a Jesus cheio de amor: Obrigado, Senhor, por esta quaresma que nos permites viver!


Marinha Grande, 20 de Fevereiro de 2018
Joaquim Mexia Alves
Texto publicado no Grãos de Areia, Boletim mensal da Paróquia da Marinha Grande

Sem comentários:

Enviar um comentário