14 março, 2018

Papa: Quando rezamos o Pai Nosso rezamos ao Pai que nos ama

 
 Papa Francisco na Audiência Geral  (ANSA)
.
A oração por excelência dos filhos de Deus - o Pai Nosso - esteve no centro da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira. Esta grande oração, ensinada pelo próprio Jesus, prepara-nos para a Comunhão. 

Cidade do Vaticano

O “Pai Nosso” e a fração do Pão, como parte da Liturgia Eucarística da Santa Missa, foram o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira.

O dia de céu azul e a temperatura de 11°C permitiram que o tradicional encontro voltasse a ser realizado na Praça São Pedro. Devido à chuva e ao grande número de fiéis nas duas últimas semanas, a catequese do Papa teve de ser acompanhada por telas por parte do público, acomodado dentro da Basílica de São Pedro. 

Pai Nosso

Francisco começou a explicar aos 14 mil fiéis presentes na Praça, que à ação de Jesus de tomar o pão e o cálice do vinho, dar graças e partir o pão, “corresponde na Liturgia Eucarística da Missa a fração do Pão, precedida pela oração que o Senhor nos ensinou”, o Pai Nosso. Desta forma, começamos os ritos da Comunhão.

Mas o Pai Nosso – sublinhou o Papa – “não é uma das tantas orações cristãs, mas ‘a oração dos filhos de Deus’, a grande oração. Foi Jesus que nos ensinou o Pai Nosso”, pois faz ressoar em nós “os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”:

“Quando rezamos o Pai Nosso, rezamos como Jesus rezava. É a oração que fez Jesus, e nos ensinou (...). É tão bonito rezar como Jesus!”

Renascidos pelo Batismo “ousamos dirigir-nos a Deus chamando-o de ‘Pai’”.

Veja também

De facto, “ninguém poderia chamá-lo com familiaridade de Abbà, Pai,  sem ter sido gerado por Deus, sem a inspiração do Espírito, como ensina São Paulo”:

“Mas, devemos pensar: ninguém pode chamá-lo “Pai” sem a inspiração do Espírito Santo. Mas quantas vezes existem pessoas que dizem “Pai Nosso”, mas não sabem o que dizem. Porque sim, é o Pai, mas tu sentes que quando dizes “Pai” ele é o Pai, o teu Pai, o Pai da humanidade, o Pai de Jesus Cristo? Tu tens uma relação com este Pai? "Ah, não... não tinha pensado”. Quando nós rezamos o Pai Nosso, ligamo-nos com o Pai que nos ama, mas é o Espírito que faz esta ligação, este sentimento de ser filhos de Deus”.

“Que oração melhor do que esta ensinada por Jesus pode dispor-nos à Comunhão sacramental com Ele?”, pergunta Francisco. “Nenhuma!”, responde.

Esta mesma oração é rezada pela manhã e à tarde, nas Laudes e nas Vésperas, de forma que “a atitude filial com Deus e de fraternidade com o próximo, contribui para dar forma cristã aos nossos dias”. 

Perdão

Ao rezar o Pai Nosso, pedimos “o pão de cada dia”, imploramos “a remissão de nossos pecados” e “para sermos dignos de receber o perdão de Deus, comprometem-mo-nos a perdoar a quem nos ofendeu”:

“E isto não é fácil, hein! Perdoar às pessoas que nos ofenderam não é fácil, é uma graça que devemos pedir: “Senhor, ensina-me a perdoar como tu me perdoaste”. É uma graça, hein! Com as nossas forças não podemos. É uma graça do Espírito Santo, perdoar”.

Assim, abrindo o coração a Deus, “o Pai Nosso predispõe-nos também ao amor fraterno”. Também pedimos a Deus que “nos livre do mal, que nos separa d’Ele e nos divide dos nossos irmãos”. E tudo isto prepara-nos para a Comunhão.

O que pedimos no Pai Nosso – prosseguiu o Santo Padre – é prolongado pela oração do sacerdote, “que em nome de todos súplica: 'Livra-nos Senhor de todo o mal e concede a paz aos nossos dias'”. 

O dom da paz

Então pede-se a Cristo que o dom da sua paz – que é diferente da paz que o mundo dá – “faça crescer a Igreja na unidade e na paz, segundo a sua vontade”, e com um gesto concreto, saudamo-nos uns aos outros, “expressando a comunhão eclesial e o amor recíproco”.

"No Rito Romano – explicou o Papa – a saudação da paz, desde a antiguidade colocada antes da Comunhão, é ordenada à Comunhão Eucarística”, pois segundo advertência de Paulo, “não é possível comunicar ao único Pão que nos torna um só corpo em Cristo, sem reconhecer-se pacificados pelo amor fraterno”.

“A paz de Cristo não pode arreigar-se num coração incapaz de viver a fraternidade e de recompô-la depois de tê-la ferido. A paz dá o Senhor. Também o Senhor nos dá a graça de perdoar aqueles que nos ofenderam”. 

A fração do Pão

O gesto da paz é seguido pela “fração do Pão”, que desde o tempo apostólico deu o nome a toda a celebração.

Referindo-se ao episódio dos Discípulos de Emaús, Francisco recorda que o gesto realizado por Jesus durante a Última Ceia, ao partir o Pão, “ é o gesto revelador que permitiu aos discípulos reconhecê-lo após a sua ressurreição”. 

Cordeiro de Deus

A fração do Pão Eucarístico é acompanhada pelo “Cordeiro de Deus”, “figura com que João Batista indicou Jesus, “aquele que tira o pecado do mundo”.

“A imagem bíblica do cordeiro fala da redenção”, recordou o Pontífice. É “no Pão Eucarístico, partido pela vida do mundo, que a assembleia orante reconhece o verdadeiro Cordeiro de Deus, ou seja, o Cristo Redentor, e suplica-Lhe: “tende piedade de nós...dai-nos a paz”.

“Tenha piedade de nós, dai-nos a paz, são invocações que, da oração do Pai Nosso à fração do Pão, ajudam-nos a dispor o espírito para participar no banquete eucarístico, fonte de comunhão com Deus e com os irmãos”.

“Não esqueçamos a grande oração: aquela que ensinou Jesus, e que é a oração com a qual ele rezava ao Pai. E esta oração prepara-nos para a comunhão”.

Ao concluir, o Papa Francisco convidou os fiéis presentes a rezarem juntos o Pai Nosso.



A Audiência Geral de 14 de março

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário