18 março, 2018

Papa no Angelus: ir além das aparências para entender o mistério de uma pessoa

 
 Papa Francisco no Angelus deste domingo  (ANSA)
 
O verbo que João usa “ver”, "significa chegar ao coração, chegar com os olhos, com o entendimento até ao íntimo da pessoa, dentro da pessoa”, disse o Papa.
 
Cidade do Vaticano

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, deste domingo (18/03), com os fiéis e peregrinos de várias partes do mundo, presentes na Praça São Pedro.

O Evangelho deste domingo, narra o episódio ocorrido nos últimos dias da vida de Jesus que se encontra em Jerusalém para a festa da Páscoa judaica.

Alguns gregos também participaram nesta celebração ritual. “Trata-se de homens animados por sentimentos religiosos, atraídos pela fé do povo judeu e que, tendo ouvido falar desse grande profeta, aproximam-se de Filipe, um dos doze apóstolos, e lhe diaaeram: ‘Queremos ver Jesus’”.

Chegar ao coração
 
“João ressalta esta frase, centrada no ver, que no vocabulário do evangelista significa ir além das aparências para entender o mistério de uma pessoa. O verbo que João usa “ver” significa chegar ao coração, chegar com os olhos, com o entendimento até ao íntimo da pessoa, dentro da pessoa”, disse o Papa.

 “A reação de Jesus é surpreendente. Ele não responde com um sim ou com um não, mas diz: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.” Estas palavras, que à primeira vista parecem ignorar a pergunta dos gregos, na realidade dão a verdadeira resposta, porque quem quer conhecer Jesus deve olhar dentro da cruz, onde a ua glória é revelada. Olhar dentro da cruz.”
“ O Evangelho de hoje convida-nos a dirigir o nosso olhar ao crucifixo, que não é um objeto de decoração ou o acessório de um roupa, às vezes abusado! ”
"Mas, um sinal religioso a ser contemplado e compreendido. Na imagem de Jesus crucificado revela o mistério da morte do Filho como supremo ato de amor, fonte de vida e salvação para a humanidade de todos os tempos. Nas suas chagas fomos curados”.  

Sabedoria da cruz

“Posso pensar: como olho o crucifixo? Como uma obra de arte, para ver se é bonito ou feio? Eu olho-o de dentro, entro nas chagas de Jesus até ao seu coração? Olho o mistério do Deus que se aniquilou até à morte, como um escravo, como um criminoso? Não se esqueçam disst: olhar o crucifixo, mas olhá-lo dentro."

"Existe esta devoção bonita de rezar um Pai-Nosso em alguma das cinco chagas: quando rezamos este Pai-Nosso, procuremos entrar dentro das chagas de Jesus, no seu coração."
“ Ali, aprenderemos a grande sabedoria do mistério de Cristo, a grande sabedoria da cruz. ”
Para explicar o significado de sua ressurreição, Jesus usa uma imagem e diz: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só; mas se morre, então produz muito fruto.”

Resgatar os homens

“Ele quer deixar claro que o seu evento extremo, ou seja, a cruz, morte e ressurreição, é um ato de fecundidade, as suas chagas curaram-nos. Uma fecundidade que dará fruto para muitos. Assim, ele compara-se ao grão de trigo que morrendo na terra gera vida nova."

"Com a encarnação, Jesus veio ao mundo; mas isto não basta: Ele deve também morrer para resgatar os homens da escravidão do pecado e dar-lhes uma nova vida reconciliada no amor. Eu disse para resgatar os homens: para me resgatar, resgatar a ti, todos nós, cada um de nós. Ele pagou esse preço. Este é o mistério de Cristo. Vai às suas chagas, entra e contempla. Vê Jesus de dentro.”

Dinamismo do grão de trigo

Segundo o Papa, “este dinamismo do grão de trigo, realizado em Jesus, também deve ser realizado em nós, seus discípulos".
“ Somos chamados a fazer nossa esta lei pascal de perder a vida para recebê-la nova e também eterna. ”
Então Francisco perguntou: “O que significa perder a vida? O que significa ser um grão de trigo? Significa pensar menos em si mesmo, nos interesses pessoais, e saber “ver” e ir ao encontro das necessidades de nosso próximo, especialmente dos últimos.”

“Realizar com alegria obras caritativas aos que sofrem no corpo e no espírito é a maneira mais autêntica de viver o Evangelho, é o fundamento necessário para que as nossas comunidades cresçam na fraternidade e no acolhimento recíproco. Quero ver Jesus, mas vê-lo de dentro. Entra nas suas chagas e contempla o amor de seu coração por ti, por mim, por todos.”

Papa recorda a visita a Pietrelcina e San Giovanni Rotondo

Após a oração mariana do Angelus, o Papa saudou todos os fiéis presentes na Praça São Pedro, provenientes da Itália e várias partes do mundo. Saudou também a União Folclórica Italiana.

Francisco recordou sua visita pastoral realizada, neste sábado (17/03), a Pietrelcina e San Giovanni Rotondo, nas pegadas de São Padre Pio.

“Ontem, visitei Pietrelcina e San Giovanni Rotondo. Saúdo com afeto e agradeço às comunidades diocesanas de Benevento e Manfredonia, os bispos, Dom Accrocca e Castoro, os consagrados, fiéis e autoridades. Agradeço o acolhimento caloroso e levo todos no coração, especialmente os doentes da “Casa Alívio do Sofrimento”, os idosos e os jovens. Agradeço aos que prepararam esta visita que realmente não esquecerei. Que Padre Pio abençoe a todos.”
 

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário