30 março, 2018

"Não percam o zelo apostólico", afirma o Papa no livro do Pe. Diego Fares


Missa do Crisma celebrada na Quinta-feira Santa pelo Papa Francisco  (Vatican Media)

O Pe. Fares é um escritor da revista jesuíta “La Civiltà Cattolica” e o seu livro contém dez recomendações práticas e espirituais particularmente queridas ao Papa. 

Cidade do Vaticano 

O Papa Francisco deu de presente aos sacerdotes, nesta quinta-feira (29/03), após a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, o livro do sacerdote argentino Pe. Diego Fares, intitulado “Dez coisas que o Papa Francisco propõe aos sacerdotes”.

Pe. Fares é um escritor da revista jesuíta “La Civiltà Cattolica” e o seu livro contém dez recomendações práticas e espirituais particularmente queridas do Papa. 

Falar ao coração do povo 

Segundo o jesuíta argentino, algumas delas “são expressas com a fórmula do “não perder”. Trata-se de “uma maneira de aconselhar na perspectiva da graça, e não na do ter que ser”. É “oferecer o ombro, envolver o coração” para chegar às duas últimas exortações: “Fale ao coração do povo” e “O bom sacerdote se reconhece na maneira como o seu povo é ungido”.

O Papa Francisco escreveu uma carta de agradecimento ao Pe. Fares, relatada no início do livro.

“Obrigado pelo livro ‘Dez coisas que o Papa Francisco propõe aos sacerdotes’ que reflete alguns dos meus desejos e sugestões, que surgem espontaneamente do coração, quando um bispo fala aos seus sacerdotes. Sinto que o livro é fruto de anos de acompanhamento de muitos sacerdotes, tanto na Argentina quanto em Roma, anos de escuta, retiros e ajuda a discernir.” 

Não percam o zelo apostólico 

“Parece-me coisa boa que no centro do ministério sacerdotal se coloque o ‘não perder o zelo apostólico’. Sempre acreditei que esta seja a grande graça do Espírito à Igreja e aos seus pastores: sair com coragem pelas estradas, nas periferias, onde muitos irmãos precisam de experimentar a alegria do Evangelho, que Deus é Pai misericordioso e que realmente não quer que se perca nenhum dos seus pequeninos”, ressalta o Papa na carta.

Francisco pede à Virgem e a São José para que protejam e abençoem a missão do Pe. Fares na “Civiltà Cattolica” para que continue a ajudaf a descobrir o rosto de Jesus no rosto e na vida dos pobres, como aqueles que o sacerdote acompanhava no “El Hogar de San José” (Lar de São José).

“Que estas dez coisas possam fazer o bem e que o Senhor as multiplique, suscitando novas vocações sacerdote~ais no meio do seu povo, sedento de pastores que cuidem dele, que o cure, alimente, console e o guie nos caminhos do Espírito”, conclui o Papa na carta.

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário