23 fevereiro, 2018

Rezemos com o Papa pela paz no mundo

.
Papa na Audiência Geral na Praça São Pedro 
.
“As vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias”, reiterou Francisco ao convocar este dia de jejum e oração pela paz durante o Angelus de 4 de fevereiro.
.
Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

No Angelus do domingo 4 de fevereiro, o Papa lançou um apelo a favor da paz, convocando para esta sexta-feira da primeira semana da Quaresma, um Dia de Oração e Jejum. 

Francisco ressaltou na ocasião que “as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias”.
Diante da trágica continuação de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis a um Dia especial de Oração e Jejum pela Paz, a 23 de fevereiro próximo, sexta-feira da Primeira Semana da Quaresma”.

O ofereceremos em particular pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do sul. Como noutras ocasiões similares, convido também os irmãos e irmãs não católicos e não cristãos para se associarem a esta iniciativa nas modalidades que considerarem mais oportunas, mas todos juntos”.

O Papa recordou que “o nosso Pai Celeste escuta sempre os seus filhos que gritam a Ele na dor e na angústia, «cura os corações feridos e enfaixa as suas feridas»”, e convidou a que cada um perguntasse na própria consciência: “O que eu posso fazer pela paz?”:

Certamente podemos rezar; mas não só. Cada um pode dizer concretamente “não” à violência naquilo que depender dele ou dela. Porque as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias; enquanto trabalhar pela paz faz bem a todos!”

Esta não é a primeira iniciativa a favor da paz promovida por Francisco no seu pontificado.

Setembro de 2013

No dia 7 de setembro de 2013, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, a pedido do Papa foi realizado um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro.

Junho de 2014

A 8 de junho de 2014, um histórico encontro nos Jardins Vaticanos reuniu o Papa Francisco com os presidentes israelita e palestino, Simón Peres e Mahmud Abbas, para invocar juntos a paz no Médio Oriente.

O encontro teve por objetivo “fazer uma pausa na política para ver noutra perspectiva e mostrar publicamente o desejo comum de que aconteça algo, de que caminhos que foram fechados se reabram, de voltar a sonhar com a paz”, explicou na ocasião o então Custódio da Terra Santa, o franciscano Pierbattista Pizzaballa, um dos organizadores do encontro.

Novembro de 2017

A 23 de novembro de 2017, foi presidida pelo Pontífice no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, uma Vigília de Oração pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.

Dia de Oração e Jejum pela paz

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário