Frei Raniero Cantalamessa
Na Capela Redemptoris Mater, nesta manhã, a primeira pregação da Quaresma, realizada pelo Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia.
Tema das meditações para a
Quaresma: “Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”
.
Silvonei José – Cidade do Vaticano
Na manhã desta sexta-feira (23) realizou a primeira pregação da Quaresma na capela Redemptoris Mater
no Vaticano, conduzida pelo frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa
Pontifícia. Na sua meditação o franciscano enfatizou que, para
transformar o mundo, devemo-nos transformar.
A sua reflexão teve como centro as palavras de São Paulo na sua Carta
aos Romanos: "Não vos conformeis com este mundo”. Não diz,
“transformem-no”, mas sim “transformem-se”. Esta primeira meditação
introduz o espírito da Quaresma, sem entrar no tema específico do
programa, também devido à ausência de parte dos participantes dos
encontros, o Papa e os membros da Cúria Romana que concluíram nesta
manhã dos Exercícios Espirituais em Ariccia.
A palavra "mundo" no cristianismo
O frei capuchinho recorda que a atitude de Jesus em relação ao mundo é de “estar no mundo, mas não ser do mundo, que em si mesmo, apesar de tudo, é uma realidade boa criada por Deus.
A palavra "mundo" no cristianismo
O frei capuchinho recorda que a atitude de Jesus em relação ao mundo é de “estar no mundo, mas não ser do mundo, que em si mesmo, apesar de tudo, é uma realidade boa criada por Deus.
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Assim, o Frei Cantalamessa analisa a relação entre o pensamento
cristão e o “mundo” ao longo dos séculos: com Paulo e com João, a
palavra “mundo” carrega-se com um valor moral que se refere
principalmente a como se tornou depois do pecado, o ideal da fuga do
mundo dos primeiros séculos até à chamada “teologia da secularização”
que acaba no ideal de uma fuga “em direção” do mundo, isto é, uma
mundanização.
Desta forma encontrou-se num "beco sem saída" – destaca - e em
poucos anos, não se falou mais de teologia da secularização e alguns dos
mesmos promotores se distanciaram-se dela.
Ir na direção dos pobres é separar-se do mundo
O frei Cantalamessa explica então o que é o “mundo” ao qual não nos devemos conformar: “Nós já sabemos qual é, para o Novo Testamento, o mundo ao qual não devemos conformar-nos: não o mundo criado e amado por Deus, não os homens do mundo aos quais devemos isempre ir ao encontro, especialmente os pobres, os últimos, os sofredores.
Ir na direção dos pobres é separar-se do mundo
O frei Cantalamessa explica então o que é o “mundo” ao qual não nos devemos conformar: “Nós já sabemos qual é, para o Novo Testamento, o mundo ao qual não devemos conformar-nos: não o mundo criado e amado por Deus, não os homens do mundo aos quais devemos isempre ir ao encontro, especialmente os pobres, os últimos, os sofredores.
O “misturar-se” com este mundo do sofrimento e da marginalização é,
paradoxalmente, o melhor modo de “separar-se” do mundo, porque é ir lá
onde o mundo foge com todas as suas forças. É separar-se do próprio
princípio que governa o mundo, que é o egoísmo”.
A fé é o terreno de confronto primário
O terreno de “confronto primário” entre o cristão e o “mundo” é a fé, disse Frei Canatalamessa, que se refere às “conclusões que tiram os cientistas não crentes da observação do universo” e outros: no melhor dos casos “Deus é reduzido a um vago e subjetivo senso do mistério e Jesus Cristo nem sequer é levado em consideração”. “A adaptação ao espírito dos tempos” é quando o mundo adormenta as pessoas sugando as energias espirituais e injetando uma espécie de líquido soporífero.
A fé é o terreno de confronto primário
O terreno de “confronto primário” entre o cristão e o “mundo” é a fé, disse Frei Canatalamessa, que se refere às “conclusões que tiram os cientistas não crentes da observação do universo” e outros: no melhor dos casos “Deus é reduzido a um vago e subjetivo senso do mistério e Jesus Cristo nem sequer é levado em consideração”. “A adaptação ao espírito dos tempos” é quando o mundo adormenta as pessoas sugando as energias espirituais e injetando uma espécie de líquido soporífero.
A figura deste mundo passa
O cristão - explica - não deve conformar-se ao mundo, não porque a matéria seja má ou inimiga do espírito, como pensaram os platónicos, mas porque a cena deste mundo passa. Basta pensar nos mitos de 40 anos atrás ou ao que permanecerá dos mitos e celebridades de hoje.
“Nu, saí do ventre da minha mãe, e nu vou voltar", diz Jó (Jó 1, 21).
O mesmo – continua Cantalamessa - acontecerá com os bilionários de hoje
com o seu dinheiro e com os poderosos de hoje que fazem o mundo tremer
com o seu poder”.
Jejum de imagens
Enfim uma advertência do Frei Cantalamessa de não se conformar com este mundo: as imagens. “Os antigos tinham inventado o lema: "Jejuar do mundo” (nesteuein tou kosmou); hoje isto deve ser entendido no sentido de jejuar das imagens do mundo. Uma vez era considerado mais eficaz o jejum dos alimentos e das bebidas. Não é mais assim. Hoje se jejua por muitas outras razões: especialmente para manter a linha. Nenhum alimento, diz a Escritura, é impuro, enquanto muitas imagens o são. Elas tornaram-se num dos veículos privilegiados com o qual o mundo difunde o seu antievangelho". E recordou um hino da Quaresma:
Jejum de imagens
Enfim uma advertência do Frei Cantalamessa de não se conformar com este mundo: as imagens. “Os antigos tinham inventado o lema: "Jejuar do mundo” (nesteuein tou kosmou); hoje isto deve ser entendido no sentido de jejuar das imagens do mundo. Uma vez era considerado mais eficaz o jejum dos alimentos e das bebidas. Não é mais assim. Hoje se jejua por muitas outras razões: especialmente para manter a linha. Nenhum alimento, diz a Escritura, é impuro, enquanto muitas imagens o são. Elas tornaram-se num dos veículos privilegiados com o qual o mundo difunde o seu antievangelho". E recordou um hino da Quaresma:
Utamur ergo parcius
Usemos parcamente
Verbis, cibis et potibus,
de palavras, comida e bebida,
Somno, iocis et arctius
de sono e de entretenimentos.
Perstemus in custodia.
Estejamos mais vigilantes em proteger os sentidos.
VATICAN NEWS
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