18 fevereiro, 2018

Papa: "Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza"

.
 Papa saúda fiéis presentes na Praça São Pedro
.
Antes de rezar o Angelus, Francisco frisou que "somente Deus nos pode dar a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a noutros lugares, em riquezas, prazeres, poder ou carreira".
.
Cidade do Vaticano

Sob muita chuva, mas com a Praça São Pedro repleta de fiéis, turistas e romanos, o Papa Francisco rezou a oração do Angelus este domingo (18/02) e a precedeu com algumas palavras de reflexão sobre a Quaresma.

Inspirado no Evangelho de Marcos, Francisco propôs os três temas mencionados na leitura do dia: tentação, conversão e Boa Nova.

Assim como Jesus se preparou 40 dias no deserto, posto à prova por Satanás, para vencer as tentações, nós devemos fazer o nosso ‘treino’ espiritual, disse o Papa.

“Somos chamados a enfrentar o mal mediante a oração para sermos capazes, com a ajuda de Deus, de derrotá-lo no nosso dia a dia. Infelizmente, o mal está à obra na nossa existência e no nosso redor, aonde existem violências, negação do próximo, fechamentos, guerras e injustiças”.

Boa Nova exige do homem conversão e fé 

“Na nossa vida, precisamos sempre de conversão; não somos suficientemente orientados para Deus e devemos continuamente dirigir a nossa mente e o nosso coração a Ele. Para isto, é preciso ter a coragem de rechaçar tudo o que nos conduz fora do caminho, os falsos valores que atraem o nosso egoísmo”.

Antes de rezar o Angelus, Francisco frisou que "somente Deus pode dar-nos a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a noutros lugares, em riquezas, prazeres, poder ou carreira".
Frisando que “a Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”, o Papa lembrou que é um compromisso alegre e sério para nos despojarmos do nosso egoísmo e de velhos ranços, e renovarmo-nos na graça do Batismo.

Ver também

“ Somente Deus pode dar-nos a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a noutros lugares, em riquezas, prazeres, poderes, carreira. ”
"O reino de Deus é a realização de todas as nossas aspirações mais profundas e autênticas porque é, ao mesmo tempo, salvação do homem e glória de Deus”.

O apelo de Jesus à conversão.

“Que Maria Santíssima nos ajude a viver esta Quaresma com fidelidade à Palavra de Deus e com oração incessante, como fez Jesus no deserto. Não é impossível! Trata-se de viver os dias desejando intensamente acolher o amor que vem de Deus e que quer transformar a nossa vida e o mundo inteiro!”.

Partilhe

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário