26 janeiro, 2018

ESD - RCC de Lisboa: Encontro de Formação e Partilha de Grupos de Oração do Renovamento Carismático




Para: RENOVANENTO CARISMÁTICO CATÓLICO
        DA DIOCESE DE LISBOA


Assunto: Encontro de Formação e Partilha de Grupos de 
              Oração do Renovamento Carismático



 «Não deixem para outros o ser protagonista da mudança»
 (Papa Francisco na Vigília de oração com jovens – Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)
Estimados Irmãos e Irmãs:

Em espírito de comunhão fraterna, reservámos o mês de fevereiro de 2018 para um momento de formação e partilha de experiências relativas à nossa caminhada em grupo de oração no Renovamento Carismático Católico da Diocese de Lisboa.

Como sabeis, está anunciado para outubro de 2018 o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Mas, até àquela data, está a decorrer todo um caminho sinodal que se deve concretizar no esforço de cada um em estudar, reflectir e partilhar sobre esta temática, sob a orientação do nosso Bispo Diocesano o qual, tal como o Papa Francisco, está fortemente apostado em despertar nos jovens o gosto pela participação ativa na Igreja e na defesa dos valores do Reino de Deus na época em que vivemos.

Como também é sabido, o RCC está confrontado, embora com honrosas excepções, com o desinteresse e ausência dos jovens e das pessoas mais novas nos nossos grupos de oração. Por isso entendemos que seria oportuno que nos debruçasse-mos sobre este problema tão preocupante e sobretudo fôssemos mudando de atitude em relação aos jovens, através da oração e disponibilidade para com eles.

Ninguém se considere dispensado. Todos nós já fomos jovens e não tenhamos medo das suas «irreverências». É preciso acolher os jovens com bondade e ternura. Não nos deixemos envelhecer, pois, como diz o Papa, com Cristo um coração jovem nunca envelhece.

Para nos falar acerca dos jovens, das suas esperanças, dos seus medos e daquilo que eles esperam da Igreja, convidámos dois sacerdotes da Vigararia de Sintra, o senhor Padre Lucas Bagisnski e o senhor Padre João Bento Inácio que nos introduzirão na reflexão dos documentos mais recentes da Igreja a este propósito.

Por vicissitudes várias não conseguimos organizar o encontro para Torres Vedras, conforme fora previsto no início do Ano Pastoral e assim apenas teremos dois encontros de formação, nas datas e locais a seguir indicados e com o programa seguinte:

Encontro de Caldas da Rainha, no Centro Paroquial, sito no Hemiciclo João Paulo II, 12 por detrás da Igreja de Nossa Sra. da Conceição.

Dia: 11 de fevereiro de 2018
15H30 – Acolhimento e animação
16H00 – Ensinamento conduzido pelo Senhor Pe Lucas Baginski
16H45 – Esclarecimentos
17H00 – Consagração dos Grupos de Oração a Nossa Senhora
17H30 – Lanche partilhado.

Encontro de Lisboa, nas instalações da igreja de São João de Deus, sita à Praça de Londres - Lisboa

Dia: 17 de fevereiro
15H30 - Acolhimento e animação
16H00 – Ensinamento conduzido pelo Senhor Pe João Bento Inácio
16H45 – Esclarecimentos
17H00 – Consagração dos grupos de Oração a Nossa Senhora.
17H30 – Encerramento

Pedimos desde já a vossa oração e empenho para que estes encontros sejam bastante participados na docilidade ao divino Espírito Santo.
Contamos contigo!

Um abraço em Cristo Ressuscitado,

Lisboa, 25 de janeiro de 2018 – FESTA DA CONVERSÃO DE  SÃO PAULO

                                                Pela Equipa de Serviço Diocesano,
                                                        Diac Armando Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário