16 dezembro, 2017

Papa Francisco - a reforma da mídia do Vaticano


O mais universal dos trabalhos em equipe Convergência, multimídia, dinamismo, rede: a reforma da mídia da Santa Sé entre o presente e o passado, sinal de uma Igreja sempre a caminho.
Vatican News é o novo sistema de informação da Santa Sé. Uma aventura que começou em 27 de junho de 2015 com o Motu Proprio do Papa Francisco, que instituiu a Secretaria para a Comunicação, o novo Dicastério da Cúria Romana. 

Vatican News, superando o conceito de simples convergência digital, pretende responder e, num certo sentido, antecipar as contínuas transformações de lugar e forma da comunicação. Exprime-se e interage num plano multilinguístico, multicultural, multicanal, multimídia e multidevice.

São quatro as áreas temáticas que informam sobre a atividade do Papa, da Santa Sé, das Igrejas locais, dando espaço também às notícias do mundo. Uma “super-redação” inicialmente formada por seis seções linguísticas (italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português), na qual confluirão gradativamente outras 33, que pretende não só informar, mas oferecer uma chave interpretativa à luz do Evangelho.

O desafio, portanto, é responder “sempre melhor às exigências da missão da Igreja” na cultura contemporânea, com a finalidade de “comunicar o Evangelho da misericórdia a todas as pessoas” nas diferentes culturas. 

O critério norteador é “apostólico, missionário, com uma atenção especial às situações de desventura, de pobreza e de dificuldade” (Discurso do Papa Francisco à plenária da SPC, 4 de maio de 2017.

Atualmente, o Diretor editorial ad interim é Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

Vatican News

Sem comentários:

Enviar um comentário