28 dezembro, 2017

Mensagem do Papa aos jovens participantes do Encontro europeu de Taizé

 
Logotipo do Encontro europeu dos jovens de Taizé, este anona região suíça da Basileia
 
 
O Santo Padre encoraja-os a não terem medo de percorrer os caminhos da fraternidade a fim de que o voss encontro em Basileia “torne visível a comunhão alegre que brota da fonte do coração transbordante do Senhor”, afirma.
 
Cidade do Vaticano

“Fazer crescer uma cultura da misericórdia, baseada na redescoberta do encontro com os outros: uma cultura em que ninguém olha para o outro com indiferença nem desvia o olhar quando vê o sofrimento dos irmãos.”


É a exortação do Papa Francisco na mensagem – assinada pelo secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin – aos participantes do Encontro europeu de Taizé em Basileia, na Suíça, de 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2018.

Dirigindo-se aos milhares de jovens provenientes de toda a Europa e também de outros continentes, para viver em Basileia – encruzilhada entre a Suíça, a França e a Alemanha – o 40º encontro organizado e animado pela Comunidade de Taizé, Francisco ressalta que eles são sustentados pelo desejo de encontrar juntos as fontes da alegria. “Esse é o tema que guiará as suas reflexões e que iluminará na oração”, afirma.

Nessa perspectiva, o Papa Francisco quer assegurar a sua profunda proximidade espiritual. Efetivamente, como escreveu na Exortação apostólica Evangelii gaudium, “a alegria do Evangelho torna repletos o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Aqueles que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo a alegria sempre nasce e renasce” (n. 1).

Do mesmo modo, o Santo Padre tem a felicidade de saber que vocês escolheram participar neste encontro para acolher e aprofundar a mensagem de Jesus que é fonte de alegria para todos aqueles que lhe abrem o coração. O Pontífice agradece-vos por terem respondido ao chamamento do Senhor que reúne todos na alegria de seu amor, lê-se ainda na mensagem.
“ O Papa os encoraja a permitir que esta alegria, que nasce da amizade vivida com Jesus, habite neles, esta alegria que jamais nos fecha aos outros nem aos sofrimentos deste mundo. ”
Francisco “convida-os a permanecer unidos ao Senhor, mediante a oração e a escuta da sua Palavra, a fim de que Ele possa ajudá-los a gastar seus talentos para fazer crescer uma cultura da misericórdia, baseada na redescoberta do encontro com os outros”.

Ao destacar que neste ano que está a concluir-se foram recordados os 500 anos da Reforma, o Pontífice pede ao Espírito Santo que ajude os jovens protestantes, católicos e ortodoxos a alegrarem-se e enriquecer com a diversidade dos dons concedidos a todos os discípulos de Cristo, para manifestar que a alegria do Evangelho nos une para além de todas as feridas de nossas divisões.

O Santo Padre encoraja -os a não terem medo de percorrer os caminhos da fraternidade a fim de que o vosso encontro em Basileia, afirma, “torne visível a comunhão alegre que brota da fonte do coração transbordante do Senhor”
 
VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário