16 outubro, 2017

Sínodo Extraordinário para a Região Pan-Amazónica


(RV) Antes de rezar a oração mariana do Angelus, o Papa fez neste domingo (15/10) um anúncio surpreendente, que diz respeito  a difícil realidade de toda a América Latina e do continente americano em geral. Após saudar todos os peregrinos e delegações oficiais provenientes do Brasil, da França, da Itália, do México, da Ordem de Malta e da Espanha, países de origem dos santos recém-canonizados, Francisco disse:

 “Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica. O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019. O objectivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para o nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Há vários meses, tem-se cogitado a realização de um encontro do Papa no Vaticano com os bispos de toda a região (9 países que compõem a Pan-Amazônia) para avaliar os desafios e buscar respostas comuns para os seus mais de 30 milhões de habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário