27 outubro, 2017

"Repensar a Europa" – Encontro-Diálogo inicia hoje no Vaticano



(RV) Tem início nesta sexta-feira, às 14 horas, na Aula Nova do Sínodo, no Vaticano, o encontro “Repensar a Europa”. Organizado pela COMECE, Comissão dos Bispos católicos dos países membros da União Europeia em colaboração com a Santa Sé, o encontro quer ser um diálogo aberto e franco entre figuras da Igreja, políticos e membros da sociedade civil em volta do projecto da Europa.

A ocasião é dada pelos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma que, após a II Guerra Mundial, lançou as bases para a construção da Europa unida. O lema do encontro é, de facto, “Unidos na diversidade” e nele tomam parte centenas de altos responsáveis do mundo politico e pessoas empenhadas no terreno para reflectir sobre os desafios fundamentais com que o projecto europeu está hoje confrontado.

O encontro vai ser aberto pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, pelo Cardeal Reinhard Marx, Presidente da COMECE, e pelo Primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Amanhã, sábado, ao fim da tarde, o Papa receberá os participantes em audiência. Será a conclusão dos trabalhos. A audiência será precedida das intervenções conclusivas do Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani e do Cardeal Reinhard Marx, Presidente da COMECE.

O diálogo que se concluirá no domingo 29 de manhã com a Santa Missa na Basílica de São Pedro, prevê nestes dois dias debates sobre temas como “Construir pontes entre e no seio dos Estados membros da EU”; “Dialogo sobre o estado da democracia na Europa”; “A força para criar – Que economia para a Europa de hoje num mundo em constante mudança?”; trabalhos de grupo; oração vespertina com os pobres no sábado com a Comunidade de Santo Egídio na Igreja de Santa Maria in Trastevere; visita aos Museus do Vaticano.

De entre os intervenientes nos dois dias de trabalho, destaque para o Rocco Bottiglione, politico italiano,Professor de Ciências Politicas e membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais; Prof. Nicholas Michel, Ex-subsecretário geral da ONU para os assuntos legais; Prof.ra Lisa Herzog, da Escola de Politica Pública da Bavaria; a Prof.ra Maria Briguglio do Departamento de Economia da Universidade de Malta; o Cardeal Juan José Omella i Omella, arcebispo de Barcelona; D. Paul Gallagher, Secretário de Estado do Vaticano para as Relações com os Estados, etc.

Portugal está representado por dez pessoas, entre ex-ministros e ex-deputados europeus; docentes leigos, padres e D. José Ferreira da Costa Ortiga, Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa à COMECE.

A COMECE foi criada a 3 de Março de 1980, na linha de continuidade com a SIPEGA (Serviço de Informação Pastoral Europeia Católica) e tem como missão acompanhar as politicas europeias, procurando, com base na Doutrina Social da Igreja, pôr sempre o homem no centro dessas politicas. Mobiliza-se em todas as frentes e recorda sempre às instancias da EU as raízes cristãs de uma civilização europeia aberta ao mundo, comprometida com o bem comum e a dignidade da pessoa humana na sua integralidade. A COMECE Promove também um dialogo sem crispações entre a fé e política; defende igualmente uma sã colaboração entre as Igrejas e os Estados, baseada nos princípios de subsidiariedade e do reconhecimento da contribuição da Igreja ao projecto europeu. A sua voz é ouvida – lê-se na sua pagina web.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário