03 outubro, 2017

RCC da Diocese de Lisboa - Programa Calendário para 2017-2018


RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO DIOCESANO DE LISBOA

Programa e Calendário
para 2017 – 2018 (Definitivo)
 Lisboa, 29 setembro, 2017
Dia de S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael 


No nosso encontro de 8 de julho próximo passado, pedimos aos Grupos de Oração que nos enviassem sugestões em ordem à organização do programa e calendário para o ano pastoral em curso.

Entretanto elaborámos um projecto de programa e calendário para que cada Grupo de Oração pudesse desde então harmonizar o seu programa do grupo com o da paróquia em que está inserido; adiantámos as datas mais importantes para o Renovamento Diocesano, com a garantia de que essas datas não seriam alteradas, salvo por motivo de força maior, projecto esse que enviámos, em 15 de agosto, a todos os Grupos de Oração.

Naquele documento, dávamos conta das preocupações pastorais do Senhor Patriarca insertas no Programa da diocese que entretanto já havia sido publicado.

Em 16 de Setembro, próximo passado, promovemos um encontro extensivo a todos os grupos de oração da diocese, onde colhemos sugestões em ordem à redacção definitiva do nosso programa e assim confirmámos as datas mais importantes, definimos alguns locais onde os eventos iriam ter lugar e colhemos sugestões dos vários grupos presentes.

De qualquer modo e correndo mesmo o risco de nos repetirmos relembramos o que mais se destaca do programa diocesano.

a)      Tema: «Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé». Corresponde ao nº 38 da Constituição Sinodal de Lisboa. Este tema faz parte do objectivo transversal para os próximos três anos de «Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas»

b)      O Senhor Patriarca continua a sugerir que devemos ter em linha de conta as Exortações Apostólicas «Evangelii Gaudium» do Papa Francisco e «Verbum Domini» do Papa Bento XVI, procurando estudá-las e divulgá-las;

c)      Lembra também que se promova a leitura orante da Bíblia e a formação bíblica.

d)       
 
Assim e face ao exposto elaborámos o calendário e programa do seguinte modo:
 
CALENDÁRIO (2017-2018):

Encontros na Igreja de Santa Maria dos Olivais - Reduziu-se o seu número apenas a quatro

 e nas seguintes datas:

15 de outubro

17 de dezembro

15 de abril

17 de junho;

Estes encontros vão ser restruturados de uma maneira diferente da que vinha sendo adotada. Em princípio não haverá celebração da Eucaristia, dedicando-se mais tempo ao louvor, ensinamento, leitura orante da Palavra, grupos de partilha e oração de cura e libertação.

Em documento anexo se informam as listas dos grupos que se vão empenhar, em cada encontro, em estarem presentes e participarem no encontro respectivo. Num outro documento que também se anexa e para melhor podermos interagir uns com os outros, dá-se nota dos nomes, moradas e contactos dos vários grupos de oração existentes na nossa diocese.

6 de janeiro – Encontro Anual – Assembleia do Aniversário do RCC DIOCESANO DE LISBOA, na Igreja de Sagrado Coração de Jesus, sita à Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, Lisboa.


Fevereiro vai ser o mês reservado à formação e encontros regionais dos grupos de oração:

          No dia 4 de fevereiro – Torres Vedras

          No dia 11 de fevereiro  - Caldas da Rainha

          No dia 17 de fevereiro – Lisboa, na Igreja de São João de Deus 
                

10 e 11 de março  - Retiro em Fátima 

19 de maio – VIGÍLIA DO PENTECOSTES, na Igreja de Santa Maria dos Olivais 

7de julho – Assembleia para a aprovação das contas

Finalmente e tendo em conta as sugestões recebidas, urge propor aos Grupos de Oração do Renovamento Carismático da Diocese de Lisboa o seguinte:

a)      Que toda e qualquer actividade do Grupo sejam conduzidas com conhecimento e na obediência ao respectivo pároco;

b)      Que se promova o estudo e reflexão sobre as exortações apostólicas «Verbum Domini» e «Evangelii Gaudium». Este estudo é indispensável à compreensão e vivência do grande tema diocesano «Fazer da Palavra o lugar onde nasce a Fé». Peça-se ajuda ao pároco que, certamente, colaborará na medida das suas possibilidades;

c)     Que cada Grupo de Oração pratique com mais fervor a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e promova a formação bíblica dos seus membros, com a colaboração do pároco, se possível

d)      Que cada Grupo de Oração se abra mais ao serviço da paróquia, disponibilizando-se para tal e promovendo o diálogo e intercâmbio com outros grupos (carismáticos ou não) que porventura haja na paróquia;

e)      Sabemos que grande parte dos grupos de oração estão «envelhecidos», então vamos procurar colocar os jovens e os casais mais novos no centro das nossas preocupações. Não lhes fechemos as portas, convidemo-los e recebamo-los, não impondo mas propondo, correndo o risco da sua eventual irreverência. É que a Igreja cresce por atracção e não por proselitismo;

f)       Promova-se o uso das técnicas da Informática para a união e comunhão entre todos, designadamente através do envio de mensagens, e-mails, facebook, etc, pedindo aos jovens a sua colaboração e assim comprometendo-os neste serviço;

g)      Por fim, muita oração, muita oração, muita oração, rezando uns pelos outros, sabendo que a nossa oração, mesmo quando é individual é sempre oração da Igreja.


                          Pela Equipa do Serviço Diocesano de Lisboa

                                                       Diac Armando Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário