19 outubro, 2017

Papa a estudantes de economia: não obedecer cegamente ao mercado

MP3 » 

(RV) O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira (19/10) na Sala Clementina, cerca de 80 estudantes da Instituição dos Chartreux de Lyon (França), em Roma para uma estadia cultural e espiritual.

Na sua saudação o Papa mostrou-se feliz por saber que a sua formação académica inclui uma forte dimensão humana, filosófica e espiritual, e deu graças a Deus por isso.

“Na verdade, é essencial que, a partir de agora e na vossa vida profissional futura, aprendais a permanecer livres do encanto do dinheiro, da escravidão em que o dinheiro encerra aqueles que lhe prestam culto. E é também importante que possais adquirir hoje a força e a coragem para não obedecer cegamente à mão invisível do mercado”.

E Francisco encorajou os estudantes a aproveitar o tempo dos estudos para se formarem  a ser promotores e defensores de um crescimento na equidade, artesãos de uma administração justa e adequada da casa comum de todos, isto é, o mundo.

O Papa exortou-os ainda a se tornarem responsáveis por este mundo e pela vida de cada homem, recordando sempre que qualquer injustiça contra um pobre é uma ferida aberta, e diminui a própria dignidade de quem a pratica, tendo acrescentado:

“E mesmo que este mundo espere que vós vos esforceis para o sucesso, buscai os meios e o tempo para percorrer os caminhos da fraternidade, para construir pontes entre os homens, em vez de muros, para adicionar a vossa pedra na edificação de uma sociedade mais justa e mais humana”.

E Francisco terminou confiando cada um de ao Senhor para que possa cultivar a cultura do encontro e da partilha dentro da única família humana, invocando a bênção do Senhor sobre eles, as pessoas que os acompanham, as suas famílias e a Instituição dos Chartreux.

Sem comentários:

Enviar um comentário