26 agosto, 2017

O Papa aos peregrinos de Czestochowa: nenhum de nós é órfão


(RV) 26 de agosto é a memória litúrgica de Nossa Senhora de Czestochowa e, neste ano,  decorrem os 300 anos da coroação do quadro milagroso que se encontra no Santuário de Jasna Gora, na Polónia. Por esta ocasião, o Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem em que saúda com grande afecto a todos os peregrinos, especialmente (diz Francisco) os que fizeram um longo caminho para alcançar hoje, juntamente com os queridos irmãos Bispos e os sacerdotes, a capital espiritual do País.

“Se Czestochowa está no coração da Polónia, significa que a Polónia tem um coração materno; significa que cada palpite de vida acontece juntamente com a Mãe de Deus. A Ela vós tendes o hábito de confiar-lhe tudo: o passado, o presente, o futuro, as alegrias e as angústias da vossa vida pessoal e a do vosso amado País. Isso é muito bonito”.

E é muito bonito para mim – diz ainda Francisco na mensagem - recordar que o fiz convosco no ano passado, quando me coloquei sob o olhar da Mãe, quando pus os meus olhos nos olhos de Nossa Senhora, confiando ao seu coração o que estava no meu e no vosso coração. Francisco sublinha que mantem viva e grata a memória daqueles momentos, a alegria de ter ido como peregrino para celebrar, sob o olhar da Mãe, os 1.050 anos do baptismo da Polónia, e recorda “outra ocasião de graça a celebrar na peregrinação” quando, há 300 anos, o Papa concedeu de colocar as coroas papais sobre a imagem da Senhora de Jasna Gora, Rainha da Polónia:

“É uma grande honra ter por mãe uma Rainha, a mesma Rainha dos Anjos e dos Santos, que reina gloriosa no céu. Mas dá ainda mais alegria saber que tendes como Rainha uma Mãe, amar como Mãe Aquela que chamais Senhora. A sagrada imagem mostra, de facto, que Maria não é uma Rainha distante sentada no trono, mas a Mãe que abraça o Filho e, com Ele, todos nós, seus filhos. É uma Mãe verdadeira, com o rosto marcado, uma Mãe que sofre porque tem realmente a peito os problemas da nossa vida. É uma Mãe próxima,  que nunca se afasta de nós; uma Mãe carinhosa, que nos segura pela mão no caminho de cada dia”.

E o desejo do Papa neste solene jubileu que estão a celebrar é que ele seja momento favorável para sentir que nenhum de nós é órfão:

“Neste mundo de orfandade nenhum de nós é órfão, porque cada um tem perto de si uma Mãe, Rainha insuperável na ternura. Ela nos conhece e nos acompanha com o seu estilo tipicamente materno: manso e corajoso ao mesmo tempo; nunca invasora e sempre perseverante no bem; paciente perante o mal e activo na promoção da concórdia”.

A Virgem Maria vos dê a graça de vos alegrardes juntos, como família reunida em torno da Mãe – conclui Francisco, dando a todos a sua bênção:

“Neste espírito de comunhão eclesial, tornado ainda mais forte pelo vínculo único que une a Polónia com o sucessor de Pedro, dou-vos a minha Bênção Apostólica. E peço a todos vós, por favor, que rezeis por mim. Obrigado”. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário