25 maio, 2017

Valorização da Palavra de Deus é objetivo para o próximo ano pastoral

O Patriarcado de Lisboa quer valorizar a Palavra de Deus na pastoral da diocese e na programação do próximo ano 2017-2018. A reflexão sobre esta temática, ligada à receção da Constituição Sinodal de Lisboa (CSL), foi o tema central do novo Conselho Presbiteral do Patriarcado, reunido nos dias 23 e 24 de Maio no Seminário dos Olivais.

Assim, cultivar maior presença da Palavra de Deus na vida orante, formar grupos bíblicos, procurar que a Palavra de Deus presida aos grupos na pastoral, proporcionar o estudo bíblico, incentivar a formação de leitores, retomar a Exortação Apostólica do Papa Bento XVI sobre a Palavra de Deus, ‘Verbum Domini’, foram algumas das interpelações que surgiram nesta reflexão com o objectivo de concretizar o nº 38 da CSL, que servirá de temática para o próximo ano pastoral, dentro do triénio 2017-2020.
Depois do Sínodo Diocesano, reunido em dezembro de 2016, e a partir da publicação da CSL, foram apurados, nos últimos meses, alguns objectivos concretos para o próximo triénio (‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’, para 2017-2018; ‘Viver a liturgia como lugar de encontro’, para 2018-2019; ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’, para 2019-2020;) e um objectivo transversal a todos os anos (“Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas”).
Em comunicado ao Conselho Presbiteral, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, salientou que “tudo o que a Constituição Sinodal de Lisboa oferece nos seus setenta números é para receber e praticar” mas, assinala que, os números a que correspondem estas temáticas, “maioritariamente escolhidos pelas vigararias e outros grupos, serão ponto de partida para tudo o mais”.
Tendo em conta que a realidade da diocese é muito diversificada, “não parece viável nem desejável uma programação muito detalhada e uniforme”, observa D. Manuel Clemente, sublinhando que as sugestões programáticas para a receção da Constituição Sinodal de Lisboa sejam aplicadas “conforme a criatividade de cada uma das realidades pastorais do Patriarcado.
Neste Conselho Presbiteral foi eleito o novo secretariado composto pelo coordenador, Padre José Manuel Pereira de Almeida; secretário: Padre Nuno Amador; e os vogais Padre Daniel Batalha, Padre José Miguel Barata Pereira e Padre Filipe Santos.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário