26 fevereiro, 2017

Francisco: mensagem do Ângelus


(RV) Hoje, domingo dia 26 de Fevereiro de 2017 às 12 horas de Roma, o Papa Francisco procedeu a recitação da oração mariana do Ângelus na Praça de S. Pedro, repleta de fiéis e peregrinos provenientes de diversos cantos da Itália e do mundo inteiro.

A página evangélica deste domingo (Mt 6,24-34), disse Francisco, é um forte chamamento à ter fé em Deus, que cuida de todos os seres viventes na criação. Ele procura alimento para todos os animais: se preocupa das aves dos céus, dos lírios do campo; o seu olhar benéfico e solícito vigia quotidianamente sobre a nossa vida. Essa nossa vida, acrescenta o Papa, que se desenvolve sob o sobressalto de tantas preocupações que diariamente nos afligem e que correm o risco, muitas vezes, de privar-nos daquela serenidade e equilíbrio necessários para continuar a nossa quotidiana batalha vital.

Jesus, prossegue o Santo Padre, exorta-nos com insistência a não preocuparmo-nos do amanhã, recordando-nos que por de cima de tudo existe um Pai que nos ama e não se esquece nunca dos seus filhos: entregar-se a Ele não resolve certamente de forma mágica os nossos problemas, mas permite-nos de enfrentar os problemas com o ânimo justo.

Deus não é um ser que está longe e anónimo: é o nosso refúgio, a fonte da nossa serenidade e da nossa paz. É a rocha sobre a qual podemos apoiar na certeza de não cairmos; é a nossa defesa contra o mal sempre às espreitas. Deus é para nós o grande amigo, o aleado, o Pai, mas nem sempre damo-nos conta disso. Preferimos apoiar-nos a bens imediatos  e contingentes esquecendo e às vezes recusando, o bem supremo, isto é o amor paterno de Deus. Sentir a sua paternidade nesta época de orfandade é muito importante! Nós nos afastamos do amor de Deus quando andamos na procura obsessiva dos bens terrenos e das riquezas, manifestando assim um amor exagerado a esta realidade».

Ora, Jesus, observa ainda Francisco, adverte-nos que esta busca frenética dos bens materiais não é só ilusória, mas é também fonte de infelicidade. Ele dá por conseguinte aos seus discípulos uma regra fundamental: procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Trata-se, segundo o pontífice, de realizar o projecto que Jesus anunciou no discurso da montanha, confiando-se em Deus que nunca desilude.

Neste sentido, afirma o Santo Padre, somos chamados a tudo fazer para sermos administradores fiéis dos bens que Deus nos deu, incluindo os bens terrenos, mas evitando aquela frenesia que nos leva a agir como se tudo, inclusive a nossa salvação, dependesse unicamente de nós.

«Esta atitude evangélica requer uma opção clara que o texto do Evangelho deste domingo indica com precisão: vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Ou o Senhor ou os ídolos fascinantes mas ilusórios. Esta opção que somos chamados a realizar se manifesta em todos os nossos actos, programas e empenhos. Trata-se de uma opção que deve ser feita de maneira firme, clara e constantemente renovada, já que as tentações de reduzir tudo ao dinheiro, ao prazer e ao poder estão sempre às espreitas».

Trata-se, observa Francisco, de uma decisão que somos chamados a tomar firmes na esperança cristã que nos orienta sempre ao cumprimento das promessas de Deus e não se arresta perante as dificuldades pois é fundada sobre a fidelidade a Deus que sempre cumpre as suas promessas. Que a virgem Maria, concluiu dizendo Francisco, nos ajude a entregarmo-nos ao amor e à bondade do Pai celeste, a viver Nele e com Ele.

Após a recitação do Ângelus, Francisco saudou aos milhares de fiéis e peregrinos congregados na Praça de S. Pedro e de modo especial aos peregrinos provenientes de Varsávia e outras localidades da Polónia; aos peregrinos provenientes da Espanha, particularmente da Cidade Real e os jovens da cidade italiana de Formentera; saudou igualmente aos adolescentes provenientes das cidades italianas de Cuneo, Zelarino, Mattarello e Malcessine, Fino Monasco e Monteolimpico; os crismandos de Cavenago d’Adda, Almeno San Salvatore e Serravalle Scrivia e os fiéis de Ferrara, Latina, Sora, Roseto degli Abruzzi, Creazzo e Rivalta sul Mincio.

Em seguida Francisco dirigiu uma especial saudação ao grupo dos peregrinos provenientes a Roma por ocasião da Jornada mundial das doenças raras” que se celebra na próxima terça-feira dia 28 de Fevereiro. O Papa agradeceu à todos por tudo quanto fazem ao serviço destes pacientes e das suas famílias, augurando que estes pacienets sejam sempre adequadamente sustentados neste não fácil caminho, seja a nível médico que logíslativo.

E à todos Francisco augurou finalmente um bom domingo pedindo que não se esqueçam de rezar por Ele.   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário