14 dezembro, 2016

C9: impulso missionário e sinodalidade na reforma dos dicastérios



(RV) Concluiu-se, nesta quarta-feira (14/12), a 17ª reunião do Conselho dos Nove Cardeais (C9) com o Papa Francisco. O C9 é o grupo formado pelo Pontífice para auxiliá-lo na reforma da Cúria Romana.

“O C9 reuniu-se com o Santo Padre de 12 a 14 deste mês. Estiveram presentes todos os membros do Conselho. O Papa participou da maior parte das reuniões. Esteve ausente esta manhã por causa da Audiência Geral”, disse o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, no briefing realizado no final da manhã desta quarta-feira (14/12).

A maior parte dos debates foi dedicada a demais considerações sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide), Secretaria de Estado, a Congregação para os Bispos e a Congregação para as Igrejas Orientais, em vista da nova Constituição apostólica que substituirá a ‘Pastor bonus’ de São João Paulo II.

Dois temas fundamentais emergiram como diretrizes da reforma dos dicastérios da Cúria Romana: impulso missionário e sinodalidade.

Os cardeais concluíram o estudo sobre as Congregações para a Doutrina da Fé, Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Causas dos Santos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e entregaram a sua proposta definitiva ao Papa Francisco. Um tempo consistente foi dedicado aos projetos de dois novos dicastérios.

O Prefeito do novo Departamento para Leigos, Família e Vida, Cardeal Kevin Farrell, falou sobre esse dicastério. O debate se deteve no papel dos leigos, com um convite a todos a reler a carta do Papa Francisco ao Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson apresentou o plano de trabalho do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual é prefeito, que une quatro organismos: Justiça e Paz, Cor Unum, Agentes de Saúde e Migrantes e Itinerantes.

O purpurado estava acompanhado por Dom Silvano Maria Tomasi que explicou o novo dicastério como uma implementação da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.

O Cardeal Sean O’Malley, de Boston (EUA), expôs as últimas atividades da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, e o Cardeal George Pell falou sobre o andamento da Secretaria para a Economia.

Na parte da tarde, o Prefeito da Secretaria para as Comunicações, Mons. Dario Edoardo Viganò, apresentou os passos realizados e os próximos que serão dados para a reforma do sistema de comunicação da Santa Sé, com ênfase na formação dos funcionários.

A próxima reunião do C9 está prevista de 13 a 15 fevereiro de 2017.

(MJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário