11 novembro, 2016

Papa: amor cristão é concreto, não é ideologia


(RV) Sexta-feira, 11 de novembro: o Papa Francisco na Missa em Santa Marta afirmou que o amor cristão é concreto, não é ideologia. O Santo Padre sublinhou que o critério do amor cristão é a “Encarnação do Verbo”.

Partindo da leitura da Segunda Carta do Apóstolo S. João, o Papa recordou o mandamento que recebemos do Senhor, que é caminhar no amor. “Mas qual é “o critério do amor cristão?” – perguntou Francisco.

O Santo Padre declarou que “um amor que não reconhece que Jesus veio em Carne” é um “amor mundano, é um amor filosófico, é um amor abstrato, é um amor pequeno, é amor soft”. “O critério do amor cristão é a Encarnação do Verbo” – afirmou o Papa.

Francisco advertiu, contudo, que quem vai para além desta “doutrina da carne”, da Encarnação, “não permanece na doutrina de Cristo”. É o caso de certas ideologias sobre o amor, sobre a Igreja, certas propostas de religiosidade que “arruínam a Igreja” e as comunidades e que são “ideologias que tiram da Igreja a Carne de Cristo” – observou o Papa.

No final da sua homilia o Santo Padre pediu a oração de todos “para que a nossa caminhada no amor nunca faça de nós um amor abstrato” e sublinhou uma intenção: “… não chegar ao triste espetáculo de um Deus sem Cristo, de um Cristo sem Igreja e de uma Igreja sem povo”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário