06 outubro, 2016

Papa em Santa Marta: abrir ao Espírito Santo


(RV) Quinta-feira, 6 de outubro: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco na sua homilia referiu-se às atitudes que podemos ter com o Espírito Santo.

Partindo das leituras do dia o Santo Padre disse que o Espírito é o “grande dom do Pai. É a força que faz a Igreja sair com coragem para chegar aos confins da terra. O Espírito é o protagonista deste caminhar da Igreja” – afirmou.

Francisco indicou três atitudes que podemos ter com o Espírito. A primeira é a apego à Lei que “faz ignorar o Espírito”, como podemos ler na reprovação de S. Paulo aos Gálatas. Estavam fechados – disse o Papa – “fechados nas prescrições”.

Uma segunda atitude é a de entristecer o Espírito Santo, que acontece “quando não deixamos que Ele nos inspire, nos leve em frente na vida cristã”, quando “não deixamos que Ele nos diga, não com a teologia da Lei, mas com a liberdade do Espírito, o que devemos fazer”. Assim – explicou o Santo Padre – “tornamo-nos mornos”, caímos na “mediocridade cristã”, porque o Espírito Santo “não pode fazer a grande obra em nós”.

Pelo contrário, a terceira atitude “é abrir-se ao Espírito Santo e deixar que o Espírito nos leve em frente. É o que fizeram os Apóstolos: a coragem do dia de Pentecostes.” – salientou o Papa.

“ Que o Senhor nos dê esta graça: abrir-nos ao Espírito Santo para não nos tornarmos tolos, encantados, nem homens e mulheres que entristecem o Espírito” – afirmou Francisco no final da sua homilia.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário