30 setembro, 2016

Da Geórgia a oração do Papa pela paz na Síria e Iraque




(RV) Papa Francisco na tarde desta sexta-feira (30/09) foi à igreja de São Simão Bar Sabbae de Tbilisi encontrar a comunidade assírio-caldeia. Aqui o Papa elevou uma profunda oração de paz para a Síria e o Iraque na presença do Patriarca caldeu Louis Raphael I Sako.

Foi um encontro comovente. Esta é uma pequena comunidade de imigrantes católicos, nascida depois de perseguições e violência sofridas ao longo dos séculos. Os últimos refugiados são caldeus vindos do Iraque e da Síria. Aqui eles encontraram uma Igreja pobre, mas que os acolheu com generosidade. Sofreram muito, testemunharam com coragem a sua fidelidade a Cristo e ao Papa. Durante o encontro de oração foram cantados os antigos hinos dos mártires caldeus que têm a sua origem nos primeiros séculos do cristianismo.

O Papa rezou pelas vítimas da injustiça e da opressão, invocou a libertação do ódio, do egoísmo e da cultura da morte:

Senhor Jesus,  uni à vossa cruz os sofrimentos de tantas vítimas inocentes: as crianças, os idosos, os cristãos perseguidos; envolvei com a luz da Páscoa quem está ferido no seu íntimo: as pessoas abusadas, privadas da liberdade e da dignidade; fazei experimentar a estabilidade do vosso reino a quem vive na incerteza:

os exilados, os refugiados, quem perdeu o gosto pela vida.

Muito forte a invocação ao Senhor para que os povos em guerra encontrem novamente a paz:
“Imparino la via della riconciliazione, del dialogo e del perdono; fa’ gustare la gioia della tua risurrezione ai popoli sfiniti dalle bombe: solleva dalla devastazione l’Iraq e la Siria; riunisci sotto la tua dolce regalità i tuoi figli dispersi: sostieni i cristiani della diaspora e dona loro l’unità della fede e dell’amore”.

[Os povos em guerra] … que eles aprendam o caminho da reconciliação, do diálogo e do perdão;

fazei saborear a alegria da vossa ressurreição aos povos exaustos pelas bombas: levantai da devastação o Iraque e a Síria; reuni sob a vossa doce realeza os vossos filhos dispersos: sustentai os cristãos da diáspora e dai-lhes a unidade da fé e do amor”.

No fim da oração, o Papa Francisco solta uma pomba branca, símbolo da paz, para os aplausos e os gritos de alegria daqueles que puderam encontra-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário