13 setembro, 2016

Papa: trabalhar pela cultura do encontro


(RV) Terça-feira, dia 13 de setembro: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou na sua homilia que devemos trabalhar para construir uma verdadeira cultura do encontro, que vença a cultura da indiferença.

Francisco falou do encontro de Deus com o seu povo, e advertiu para os maus hábitos que, na família, nos afastam da escuta do outro. A Palavra de Deus – disse o Santo Padre – faz-nos hoje refletir sobre um encontro. Com frequência as pessoas “cruzam-se, mas não se encontram”. Cada um “pensa em si mesmo; olha, mas não vê; ouve, mas não escuta”:

“O encontro é outra coisa, é aquilo que o Evangelho hoje nos anuncia: um encontro; um encontro entre um homem e uma mulher, entre um filho único vivo e um filho único morto; entre uma multidão feliz, porque encontrou Jesus e o segue, e um grupo de pessoas, chorando, que acompanha aquela mulher, que saía de uma porta da cidade; encontro entre aquela porta de saída e a porta de entrada. O redil. Um encontro que nos faz refletir sobre o modo de encontrarmos entre nós”.

Neste episódio – afirmou o Papa – vemos não só a ternura, mas também “a fecundidade de um encontro”. E nós “estamos habituados à cultura da indiferença e temos que trabalhar e pedir a graça de fazer a cultura do encontro” que “restitui a todas as pessoas a própria dignidade de filhos de Deus” – afirmou Francisco:

“À mesa, em família, quantas vezes come-se, vê-se a TV e escrevem-se mensagens no telemóvel. Todos são indiferentes a este encontro. Até no fulcro da sociedade, que é a família, não existe encontro. Que isto nos ajude a trabalhar por esta cultura do encontro, tão simplesmente como o fez Jesus. Não olhar apenas, mas ver; não ouvir apenas, mas escutar; não só cruzar com os outros, mas parar. Não dizer apenas ‘que pena, pobres pessoas’, mas deixar-se levar pela compaixão. E depois, aproximar-se, tocar e dizer do modo mais espontâneo no momento, na linguagem do coração: ‘Não chore! E dar pelo menos uma gota de vida”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário