18 setembro, 2016

Papa: homem fiel pode caminhar de cabeça erguida


(RV)  Papa celebrou na manhã deste domingo dia 18 de setembro na Basílica de São Pedro uma missa pelos 200 anos da fundação da Gendarmeria Vaticana.

Na sua homilia, Francisco tomou como estímulo as leituras do dia que apresentam três tipos de pessoas: o enganador, o explorador e o homem fiel.

Em relação aos exploradores, o Papa disse que, “infelizmente, é um tipo humano que se encontra em todas as épocas, e existem tantos hoje”. “Impressiona-me ver como a corrupção está impregnada em todos os lugares”, lamentou Francisco. E prosseguiu dizendo:

“O enganador ama enganar e odeia a honestidade. O enganador ama os subornos, os acordos feitos nas sombras. E o pior de tudo é que ele acredita que é honesto! A ele não lhe importa – como diz o profeta – se pisa os pobres. São aqueles que mantêm as grandes ‘indústrias do trabalho escravo’. E hoje no mundo o trabalho escravo é um estilo de gestão”.

O Santo Padre referindo-se aos dois séculos de história da Gendarmeria Vaticana afirmou qual deve ser o seu dever:

“O vosso dever é evitar as coisas feias feitas pelos exploradores e enganadores” – disse o Papa Francisco que concluiu sublinhando o terceiro exemplo sugerido pelas leituras: “O homem fiel pode caminhar de cabeça erguida”.

(RS/RB)

Sem comentários:

Enviar um comentário