15 setembro, 2016

Nóbeis da Paz no Encontro de Oração em Assis com o Santo Padre




(RV) Seis Prémios Nobel da Paz vão tomar parte no encontro internacional de Paz em Assis sob o tema “Sede de Paz, Religiões e Culturas em Diálogo”. O encontro terá lugar de 18 a 20 deste mês de setembro, culminando com a visita do Papa Francisco no dia 20.  Jornada Mundial de Oração pela Paz.

O Papa parte do Vaticano em helicóptero às 10.30 do dia 20, chegando a Assis meia hora depois. Deslocar-se-á imediatamente ao Sacro Convento de Assis, onde estarão já o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, o Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia, Efrem II, um representante da religião hebraica, um do Islão e o Chefe Supremo do Budismo Tendai (Japão).

Todos juntos chegarão ao Claustro de Sisto IV, onde já estarão presentes os representantes das Igrejas e das religiões mundiais e os bispos da região italiana da Úmbria, que o Papa saudará um por um.

Às 13 horas haverá almoço comum no refeitório do Convento, com a participação de algumas vítimas de guerras. O Presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, evocará o 25º aniversário do Patriarcado de Bartolomeu I.

Às 15.15 o Papa encontrará individualmente o Patriarca Bartolomeu I, o Arcebispo Justin Welby, o Patriarca Efrem II e os representantes da religião hebraica e muçulmana.

Às 16 horas haverá, em diversos lugares, um momento de oração pela Paz. Os cristãos terão uma oração ecuménica na Basílica Inferior de São Francisco.

Às 17.15, terminada a oração, terá lugar, na Praça em frente da Basílica inferior, a cerimónia conclusiva na presença de todos os representantes das várias religiões que lerão uma mensagem. O Papa fará um discurso e depois será lido um Apelo à Paz que será entregue a crianças de várias nacionalidades. Seguirá um momento de silêncio pelas vítimas das guerras, a assinatura do Apelo de Paz, o acendimento de dois candelabros e a troca da saudação de paz.

Às 18.30, o Papa Francisco despede-se e transfere-se de carro para o heliporto de Santa Maria dos Anjos, donde partirá às 19 horas para o Vaticano, estando a chegada prevista para as 19.35.

Os Prémios Nobel que tomam parte no encontro, são Mairead Maguire, Nobel da Paz em 1976, católica, irlandesa; o Presidente emérito da Polónia e líder de Solidarnosh, Lech Walesa, Nóbel da Paz em 1993; a activista americana para os Direitos Humanos e Directora da Campanha Minas Anti-homem, Jody Williams, Nóbel da Paz em 1997; a líder da Primavera Árabe no Iémen, Tawakkul Darman, Nobel a Paz em 2011; Hassine Abassi e Amer Mherzi, membros do quarteto tunisino vencedores do Nobel em 2015.

Os 6 Prémios Nobel participarão no encontro na qualidade de relatores nos principais painéis previstos nos dias 19 e 20, antes da cerimónia plenária na qual tomará parte o Papa Francisco. O terrorismo nega Deus, o futuro da Europa, a Tunísia a cinco anos da Revolução de Jasmins… são alguns dos temas sobre os quais se debruçarão juntamente com os representantes das religiões mundiais e das instituições internacionais.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário