29 agosto, 2016

Simpósio inter-cristão em Salónica - mensagem do Papa e de Bartolomeu




(RV) Decorre de 28 a 30 deste mês em Salónica, na Grécia, o tradicional Simpósio Intercristão  dos Teólogos Ortodoxos e Católicos promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianium de Roma e pela Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salónica. O escopo é favorecer o diálogo teológico e cultural entre católicos e ortodoxos.  O tema deste ano é “A necessidade de uma reevangelização das comunidades cristãs na Europa”.

Na mensagem que dirigiu ao Cardeal Kurt Koch, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Papa Francisco sublinha que a presença na Europa de tantas pessoas que, embora baptizadas, não têm consciência do dom da fé recebida, não sentem a consolação que ela pode trazer e não participam plenamente da vida da comunidade cristã, representa um desafio para todas as Igrejas presentes no continente. Numa Europa onde esmorecem cada vez mais as ligações com as raízes cristãs, adverte-se claramente a necessidade de uma nova obra de evangelização – escreve o Papa sublinhando que este empenho missionário é sustido pela profunda convicção de que Cristo  sempre pode, com a sua novidade, renovar a nossa vida e a nossa comunidade, e mesmo que atravesse épocas obscuras e fraquezas eclesiais, a proposta cristã não envelhece nunca”.

O Papa exprime o desejo de que o Simpósio possa contribuir para encontrar novos caminhos, métodos criativos e uma linguagem adapta para fazer chegar o anúncio de Cristo em toda a sua beleza ao homem europeu contemporâneo.

Também o Patriarca Ecuménico de Constantinópla , Bartolomeu,  dirigiu uma mensagem ao Simpósio  em que sublinha que “segundo a sapiência dos Padres, “mesmo que sejam milhões os que escrevem os evangelhos, todos escrevem a mesma coisa, os muitos são um e nenhum membro da multidão dos autores pode prejudicar o um”. Mas, não obstante isto – prossegue – os recentes ataques terroristas em países da Europa Ocidental demonstram a absoluta necessidade de voltar a evangelizar o continente, porque o problema não reside tanto no terrorismo da parte de membros de uma particular religião, quanto na vasta descristianização da Europa que durante as últimas décadas segue o caminho de um contínuo afastamento dos valores e das tradições cristãs e está a adoptar novas teorias e costumes que se opõem completamente às leis de Deus.

A falta de favores estáveis e são e a liberdade desenfreada do homem que se orienta para escolhas catastróficas para o género humano, levaram o homem ao desespero e à procura de um apoio espiritual para poder pôr termo a esta corrida vertiginosa em direcção à destruição do mundo e dos valores humanos – escreve o Patriarca, segundo o qual o retorno à fé e à vida cristãs, o Único Evangelho de Cristo, à Luz, à Verdade e à Vida, é a única verdadeira Vida, que pode dar respostas concretas às preocupações do homem contemporâneo.

Bartolomeu considera por isso que na medida em que o Simpósio se encaminhar para a evangelização e a reevangelização da Europa no século XXI será muito importante, porque dará a possibilidade que seja ouvido mais ampla e claramente  o Evangelho que nos foi dado por Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário