09 julho, 2016

RCC Diocesano de Lisboa - Programa e Calendário para 2016-2017




RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO DIOCESANO DE LISBOA
Programa e Calendário para 2016 – 2017
Tal como se tem feito em anos anteriores, o programa do RCC de Lisboa vai naturalmente inspirar-se no programa da diocese para definir as suas linhas programáticas. E, como é curial, a ocorrência do Sínodo diocesano vai-nos permitir acompanhar e conhecer as grandes reflexões sobre o «documento de trabalho» donde certamente resultarão orientações e estímulos à dinâmica da nova evangelização, sempre presente nas preocupações do Renovamento. Mas para que tal aconteça temos que esperar a realização da «assembleia» do Sínodo que naturalmente aprofundará as contribuições de todos os grupos eclesiais que, ao longo de cinco trimestres se debruçaram sobre a exortação apostólica Evangelii Gaudium proposta como tema de reflexão e estudo.
Para além disso, os temas para a formação e reflexão que vão ser introduzidos nos encontros do RCC de Lisboa, também incluirão os problemas atuais sobre a família, o tema da Misericórdia de Deus e o exercício dos carismas e dons.
O Renovamento Carismático Católico não é um movimento no sentido comum do termo e por isso se propõe manter viva, nos seus grupos, a preocupação de atitude permanente de saída de si mesmo à procura dos nossos irmãos que mais precisam. Basta de quietismo, fechamento e de acomodação.
Grande parte dos grupos de oração queixa-se do envelhecimento dos seus membros e preparam-se para «fechar» os grupos, adiantando que não há soluções. No entanto facilmente esquecemos que o grande dinamizador do grupo é o Divino Espírito Santo e Ele sempre atua quando, esquecendo-nos de nós, disponibilizamos para os outros as graças, os dons e os carismas que vamos recebendo. E, seja como for, um grupo de oração não se mede pelo número de membros que tem mas sim pelos frutos que concebe dentro e fora do grupo.
A organização excessiva, o medo, os preconceitos, o proselitismo, têm que ceder lugar à oração constante de intercessão, à autenticidade de vida, às relações cordiais para com todos, ao testemunho humilde e condoído e ao empenhamento no comportamento cristão.
Os grupos de oração devem estar inseridos na pastoral da paróquia, pois não são independentes do pároco, pese embora a sua estrutura própria e específica e a sua organização diocesana.

Peçamos à Virgem Maria, nossa poderosa intercessora junto de seu Filho, que nos ajude a compreender que o paradigma da pastoral da Igreja já mudou. Não é mais uma Igreja à espera que a procurem mas uma Igreja «em saída», com a preocupação de chegar a todos.


CALENDÁRIO (2016-2017): 


18 de setembro – Início das actividades com o encontro habitual dos 3ºs domingos de cada mês na Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: ÁGUA VIVA, AMEN ALELUIA e CAMINHO E LUZ;

16 de outubro – Encontro no Senhor Jesus do Carvalhal – Bombarral
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: ANUNCIAÇÃO, CHAMA DE AMOR B, FONTE DE VIDA B, LUZ E VIDA (Carvalhal), NOSSA SENHORA DA    NAZARÉ, SENHOR TENHO SEDE e TENDA DO ENCONTRO;

20 de novembro – Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: CAMINHO DE VIDA NOVA, FOGO E LUZ e IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA;

18 de dezembro – Encontro na Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: SHALLON ALELUIA, NAZARÉ (Sintra) e NOVA JERUSALÉM;

8 de janeiro – Encontro Anual – Assembleia do Aniversário do RCC DIOCESANO DE LISBOA, na Igreja de Cristo Rei - Portela de Sacavém;

Fevereiro vai ser o mês reservado à formação e encontros regionais dos grupos de oração:
                        No dia 5 de fevereiro – Centro Pastoral de Torres Vedras
                        No dia 12 de fevereiro – Centro Paroquial de Caldas da Rainha
                        No dia 19 de fevereiro – Igreja de Cristo Rei – Portela de Sacavém

18 e 19 de março – Retiro em Fátima

23 de abril – Encontro na Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: RABBONI-MEU MESTRE, SEMENTE DE AMOR, e RIO DE LOUVOR;

21 de maio Encontro na Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e empenhamento dos grupos: MONTE ABRAÃO, MARANATHÁ, e LUZ E VIDA

3 de junho VIGÍLIA DO PENTECOSTES, na Igreja de Santa Maria dos Olivais
Com o envolvimento e responsabilidade especial da Comunidade PNEUMAVITA e dos grupos JESUS VIVE e JESUS DE NAZARÉ.

9 de julho – Assembleia para a aprovação das contas e discernimento (eleição) dos novos órgãos sociais da Associação do RCC de Lisboa, para o triénio de 2017-2020

NB: Os encontros mensais são sempre ao domingo à tarde. Para qualquer actividade será sempre previamente enviado o respectivo programa. De qualquer alteração de data ou local serão oportunamente avisados.                                     

Lisboa, 07.07.2016
                                              
      Pela Equipa Diocesana,

      Armando Figueiredo Marques



Sem comentários:

Enviar um comentário