14 maio, 2016

Papa visita de surpresa a Comunidade ‘Il Chicco’




(RV) O Papa Francisco fez uma visita de surpresa, na tarde desta sexta-feira (13/05), à Comunidade “Il Chicco” (O grão), situada em Ciampino, nas proximidades de Roma. A visita papal realizou-se no âmbito das iniciativas feitas nas ‘sextas-feiras da misericórdia’, neste Ano jubilar. A notícia foi publicada no site do Jubileu da Misericórdia.

A Comunidade “Il Chicco” é uma associação pertencente à família ‘A Arca’, fundada por Jean Vanier, em 1964. A federação está presente em 30 países nos cinco continentes e, junto com a associação ‘Fé e Luz’, dedica-se às pessoas frágeis e marginalizadas da sociedade. A comunidade foi a primeira criada na Itália, fundada em 1981, e acolhe hoje 18 pessoas com problemas mentais. Na estrutura de Ciampino existem duas casas-família: “Vigna” e “Ulivo”.

Outra estrutura encontra-se em Bologna, e a terceira será aberta na Sardegna. A ideia principal de ‘A Arca’ é ‘elogiar a imperfeição’, ou seja, conscientizar as pessoas de que ninguém deve ser discriminado por causa de uma deficiência.

O Papa Francisco quis dar mais um sinal contra a cultura do descarte. Ninguém tem o direito de discriminar com base em preconceitos que marginalizam e fecham na solidão famílias e associações.

O Santo Padre sentou-se à mesa para merendar com os membros da comunidade e os voluntários, e ouviu as palavras simples proferidas por Nadia, Salvatore, Vittorio, Paolo, Maria Grazia e Danilo, partilhando com alegria e simplicidade este momento familiar. Francisco visitou os doentes mais graves dando sinais de grande afecto e ternura, em particular a Armando e Fábio que foram os primeiros a serem acolhidos na estrutura.

Segundo a intuição do fundador de ‘A Arca’, os portadores de deficiência devem realizar trabalhos manuais, conforme a capacidade de cada um. O Papa Francisco visitou o laboratório onde todos os dias são criados pequenos objectos de artesanato que expressam a criatividade e a fantasia dos membros da Comunidade “Il Chicco”.

De mãos dadas, eles rezaram com o Santo Padre na pequena capela e abraçaram-se.

Francisco retornou ao Vaticano, por volta das 18h30 locais.

A Comunidade “Il Chicco” vive de poucos subsídios regionais. Grande parte da ajuda necessária para a assistência é confiada à Providência Divina. O Papa Francisco, além de uma soma em dinheiro, levou também doces e frutas da estação, como cerejas e pêssegos. O gesto foi acolhido por todos com aplauso e alegria.

O Santo Padre expressou com esta visita um dos traços mais salientes que expressam o seu pontificado: a atenção aos simples e vulneráveis. Levando-lhes ternura e afecto, o pontífice quis dar um sinal concreto de como viver o Ano da Misericórdia.

No último dia 12, os dados oficiais do Ano Santo da Misericórdia falavam de mais de 7 milhões (7.133.256) de pessoas presentes nos eventos jubilares em Roma. Este é o quinto sinal de misericórdia realizado pelo Papa Francisco durante o Jubileu. Em janeiro passado, visitou o abrigo para idosos e os doentes em estado vegetativo. Em fevereiro, visitou a Comunidade Terapêutica São Carlos, nas proximidades de Castel Gandolfo. Em março, visitou o centro de acolhimento para refugiados em Castelnuovo di Porto e, em abril, visitou a ilha de Lesbos, na Grécia. (BS/MJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário