10 maio, 2016

Papa: missionário é aquele que gasta a vida por Jesus


(RV) Terça-feira, dia 10 de maio – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que missionário é aquele que gasta a vida por Jesus. O Santo Padre referiu em particular os mártires afirmando que são a glória da Igreja.

A homilia de Francisco foi inspirada na passagem dos Atos dos Apóstolos, proposta pela liturgia do dia que narra a despedida de S. Paulo da comunidade de Mileto. Uma cena emocionante na qual Paulo sabe que não voltará a ver aquela comunidade. A hora é de partida para Jerusalém, é ali que o Espírito conduz Paulo, o mesmo Espírito que sempre o impulsionou para o anúncio do Evangelho. O Santo Padre recordou assim a vida dos nossos missionários de todas as épocas:

“Iam impelidos pelo Espírito Santo: uma vocação! E quando, nesses lugares, vamos aos cemitérios e vemos as suas lápides: muitos morreram jovens, com menos de 40 anos. Porque não estavam preparados para suportar as doenças locais. Deram a vida jovens: ‘gastaram’ a vida. Eu penso que eles, naquele último momento, longe da sua pátria, da sua família, dos seus caros, tenham dito: ‘Valeu a pena o que eu fiz’.”

“O missionário parte sem saber o que o aguarda” – disse o Papa, que citou a despedida da vida de S. Francisco Xavier narrado por José María Pemàn, escritor e poeta espanhol do século XX. Uma página que evoca aquela de S. Paulo, que disse no seu discurso de despedida: “Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações” – recordou Francisco:

“Os nossos missionários, estes heróis da evangelização dos nossos tempos. A Europa que encheu de missionários outros continentes… E estes partiam sem voltar… Creio que seja justo agradecer ao Senhor pelo seu testemunho. É justo que nós nos alegremos por ter estes missionários, que são testemunhas verdadeiras. Eu penso em como foi o último momento deles: como pode ter sido a despedida? Como Xavier: “Deixei tudo, mas valeu a pena!”. Anónimos, foram embora. Outros mártires, isto é, oferecendo a vida pelo Evangelho. Estes missionários são a nossa glória! A glória da nossa Igreja!”

No final da sua homilia o Papa Francisco exortou os jovens que não estão felizes com a cultura do consumismo e do narcisismo, a colocarem no seu horizonte a vida destes missionários e a ‘gastarem’ também eles a vida pelo anúncio do Evangelho.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário