28 maio, 2016

Papa aos Orionitas: coração “no cenáculo” e caridade sempre no caminho




(RV) O Papa Francisco recebeu no final da manhã desta sexta-feira, (27/05), os participantes do Capítulo Geral da Pequena Obra da Divina Providência, conhecidos como Orionitas; a obra foi fundada por São Luis Orione.

Presente no encontro o novo Conselho Geral da Congregação, eleito nos dias passados. Como novo Superior Geral foi escolhido o brasileiro Padre Tarcísio Gregório Vieira. A Congregação, além do Brasil, está presente em 32 países.

Dom Orione pedia a vocês – disse o Papa no seu discurso aos presentes – para “procurar curar as feridas do povo, curar as suas enfermidades, ir ao encontro dele no moral e no material: desta forma, a vossa acção será não só eficaz, mas profundamente cristã e salvadora”.

“Essas indicações são mais do que nunca verdadeiras! De fato, fazendo isso, não só imitareis Jesus, o Bom Samaritano, mas oferecereis às pessoas a alegria de encontrar Jesus e a salvação que ele traz para todos. Na verdade, “quem se deixa ser salvo por Ele está livre do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo sempre nasce e renasce a alegria”, afirmou o Pontífice.

Todos nós estamos no caminho do seguimento de Jesus. Toda a Igreja – disse Francisco - é chamada a caminhar com Jesus nas estradas do mundo, para encontrar a humanidade de hoje que precisa - como escreveu Dom Orione - do “pão do corpo e do divino bálsamo da fé”.
Para encarnar no hoje da história essas palavras do vosso fundador e viver a essência do seu ensinamento, colocastes no centro das reflexões do Capítulo Geral a vossa identidade, resumida por Dom Orione no título de “servos de Cristo e dos pobres”.

"A estrada mestra é manter sempre unidas estas duas dimensões da vossa vida pessoal e apostólica. Fostes chamados e consagrados por Deus para permanecerdes com Jesus e servi-Lo nos pobres e nos excluídos da sociedade. Neles, tocais e servis a carne de Cristo e cresceis na união com Ele, vigiando sempre para que a fé não se torne ideologia e a caridade não se reduza à filantropia", advertiu Francisco.

O Papa destacou ainda que o anúncio do Evangelho, especialmente nos nossos dias, requer tanto amor ao Senhor, junto com uma particular iniciativa.

“Eu soube – continuou o Santo Padre – que quando ainda era vivo, o Fundador, em alguns lugares vós éreis chamados de “os padres que correm”, porque sempre vos viam em movimento, no meio do povo, com os passos rápidos de quem se preocupa. "Amor est via", (o amor é o caminho) recordava São Bernardo, o amor está sempre na estrada, no caminho.

O Pontífice fez então uma exortação: Com Dom Orione, também eu vos exorto a não permanecerdes fechados nos vossos ambientes, mas ir “para fora”.

Há tanta necessidade de sacerdotes e religiosos, não fiqueis apenas nas instituições de caridade – embora necessárias – mas que saibais ir além dos confins delas, para levar em todos os ambientes, mesmo o mais distante, o perfume da caridade de Cristo.
Nunca percam de vista nem a Igreja nem a sua comunidade religiosa, ao contrário, o coração deve estar lá no seu “cenáculo”, mas depois é preciso sair para levar a misericórdia de Deus a todos, sem distinção.

O Papa Francisco concluiu confiando a Congregação à materna protecção de Nossa Senhora, venerada pelos Orionitas como “Mãe da Divina Providência”.

(BS/SP)

Sem comentários:

Enviar um comentário