14 abril, 2016

Papa: vivemos em tempos hostis ao Evangelho, precisa-se coragem de mártires




(RV) Há 400 anos atrás, em março de 1615, um sacerdote jesuíta escocês, S. John Ogilvie, era torturado e morto durante a perseguição anticatólica na Escócia. Era acusado de traição, por ser fiel ao Papa: celebrava Missas clandestinamente e, sempre às escondidas, consolava os católicos retidos nas prisões. No ano seguinte - recorda o Papa Francisco – outros 16 jovens escoceses decidiram regressar à Pátria como sacerdotes para pregar o Evangelho, apesar do perigo muito elevado. "Aquela decisão nasceu do sangue" do mártir jesuíta:

“O martírio de São John Ogilvie, cuja condenação tinha a finalidade de silenciar a fé católica, representou pelo contrário um impulso para a sua promoção e para a defesa da liberdade da Igreja de permanecer em comunhão com a Sé de Pedro”.

A coragem de apenas 16 homens – ressaltou o Papa – que há 400 anos anunciaram o Evangelho com o risco da vida, “produziu frutos” na Escócia:

“Também nós vivemos em tempos de martírio, e numa cultura muitas vezes hostil ao Evangelho. Exortando-vos a ter o mesmo espírito de dedicação que tiveram os vossos predecessores. Amai a Jesus acima de todas as coisas!”.

E o Papa convidou-os a imitar o zelo daqueles sacerdotes, para serem testemunhas da misericórdia de Deus, especialmente para os jovens, encontrando-os na sua vida quotidiana e alcançando "aqueles que estão mais distantes de Cristo”. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário