22 abril, 2016

Papa: o cristão não pode calar o anúncio de Jesus


(RV) Sexta-feira, 22 de abril – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que o cristão não pode calar o anúncio de Jesus. Neste dia em que Jorge Bergoglio celebra 43 anos da sua solene profissão religiosa, o Santo Padre inspirou-se nas leituras do dia para refletir sobre três dimensões da vida cristã: anúncio, intercessão e esperança.

Desde logo, o anúncio: Jesus está vivo – disse o Papa e os Apóstolos anunciam-no aos judeus e aos pagãos testemunhando também com a sua vida:

“Quando João e Pedro foram levados ao Sinédrio, depois da cura do paralítico, os sacerdotes proibiram-nos de falar no nome de Jesus, da Ressurreição, e eles, com toda a coragem e simplicidade diziam: ‘Nós não podemos calar aquilo que vimos e ouvimos, o anúncio. E nós, cristãos pela fé, temos o Espírito Santo dentro de nós, que nos faz ver e escutar a verdade sobre Jesus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Este é o anúncio da vida cristã: Cristo está vivo! Cristo ressuscitou, Cristo está entre nós na comunidade, acompanha-nos no caminho.”
Depois da dimensão do anúncio, o Papa Francisco recordou a Última Ceia quando Jesus diz aos seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vós”. O Santo Padre afirmou que “Jesus reza por nós e esta é a intercessão”. E também agora “Jesus é o intercessor entre o Pai e nós”.

E a esperança é a terceira dimensão da vida cristã juntamente com o anúncio e a intercessão – disse o Papa. E toda a Igreja “aguarda a vinda de Jesus: Ele voltará. E esta é a esperança cristã” – disse Francisco que concluiu a sua homilia apresentando algumas importantes pistas de reflexão:

“Podemo-nos perguntar, cada um de nós: como é o anúncio na minha vida? Como é a minha relação com Jesus que intercede por mim? E como é a minha esperança? Acredito realmente que o Senhor ressuscitou? Acredito que reza por mim ao Pai? Toda as vezes que o chamo, Ele está a rezar por mim, intercede. Acredito realmente que o Senhor voltará? Vai-nos fazer bem perguntar isso sobre a nossa fé: acredito no anúncio? Acredito na intercessão? Sou um homem ou uma mulher de esperança?”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário